Conselho da Mulher de Mauá ganha nova diretoria

Conselho dos Direitos da Mulher de Mauá adota reuniões itinerantes e horários alternados para ampliar a participação popular

Crédito: PMM

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Mauá iniciou um novo ciclo de atuação nas políticas públicas do município. Em reunião ordinária realizada na última segunda-feira (20), o colegiado empossou oficialmente sua nova Mesa Diretora para a gestão 2026–2028 e aprovou uma reformulação no calendário de encontros, passando a adotar reuniões itinerantes e horários alternados.

A estratégia visa descentralizar os debates e facilitar a participação popular de moradoras com diferentes rotinas de trabalho e compromissos sociais.

Nova Mesa Diretora (Gestão 2026–2028)

A presidência do CMDM foi assumida pela inspetora da Guarda Civil Municipal (GCM) Sandra Quintilhano, profissional que também coordena os trabalhos da Patrulha Maria da Penha em Mauá.

A nova composição da diretoria conta ainda com:

  • Vice-presidência: Vera Scudeiro (servidora da Secretaria de Relações Institucionais);
  • Secretaria-Geral: Cida Maia (titular da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres).
PMM

Ao assumir o cargo, a nova presidenta destacou o compromisso com o fortalecimento comunitário:

“Recebo esta missão com muita responsabilidade. Nosso compromisso será fortalecer a participação das conselheiras e aproximar ainda mais o Conselho das mulheres da cidade”, declarou Sandra Quintilhano.

Reuniões Itinerantes e Alternância de Horários

A principal mudança prática deliberada na reunião de instalação do conselho é o novo formato das assembleias. As reuniões ordinárias ocorrerão mensalmente, sempre na segunda segunda-feira de cada mês, de forma itinerante por diferentes secretarias municipais e sedes de entidades parceiras.

Para garantir o acesso de trabalhadoras e lideranças comunitárias, os horários das assembleias serão alternados a cada mês, dividindo-se entre:

  1. Período da Tarde: Às 14h30;
  2. Período da Noite: Às 17h30.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Cida Maia, reforçou que a medida democratiza o controle social:

“Não basta ter o Conselho constituído. É preciso garantir que ele seja acessível. Levar as reuniões para diferentes espaços da cidade e alternar horários é uma escolha concreta de ampliar a participação das mulheres e fortalecer o controle social”, pontuou a secretária.

Comissões Permanentes e Próximo Encontro

O colegiado também formalizou a instituição de suas três comissões permanentes de trabalho:

  1. Políticas Públicas de Atendimento e Encaminhamento para as Mulheres;
  2. Comunicação, Divulgação, Prevenção e Educação;
  3. Defesa dos Direitos da Mulher e Enfrentamento à Violência.

A definição dos membros de cada comissão será concluída no próximo encontro ordinário do órgão, marcado para o dia 10 de agosto, às 17h30, na sede da Defesa Civil de Mauá. A reunião será aberta à participação do público geral.

  • Publicado: 22/07/2026 21:21
  • Alterado: 22/07/2026 21:21
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: PMM