São Caetano Sociedade

Consciência Negra é celebrada na Câmara de São Caetano

A Câmara de São Caetano do Sul realizou, na noite de segunda-feira (28/11), solenidade alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, lembrado anualmente em 20 de novembro.

  • Data: 28/11/2017 16:11
  • Alterado: 28/11/2017 16:11
  • Autor: Fernando Scarmelloti
  • Fonte: Comunicação - Câmara SCS
Consciência Negra é celebrada na Câmara de São Caetano

Crédito:

Para comemorar a data, o Legislativo contou, inclusive, com a presença do cônsul-geral da África do Sul, Malose William Mogale, do diretor-presidente do Centro Cultural Africano, Otumba Adekule Aderonmu, e de Servílio de Oliveira, primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica no boxe.

 “Igualdade de oportunidades. Acredito que esta seja a meta da sociedade brasileira quando falamos das populações negra e branca. O debate em torno deste tema nos revela que o País ainda precisa evoluir de forma intensa, especialmente quando nos referimos às relações humanas. A intolerância, o desrespeito, o racismo, qualquer alusão que o preconceito esteja em primeiro lugar deve ser punida com firmeza por nossas leis”, disse o presidente do Legislativo, vereador Pio Mielo (PMDB), ao abrir a solenidade.

Em representação ao prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), o secretário-executivo do Conselho de Cidadania e Participação Social (Concipas), Elisio Peixoto, convidou a população a integrar o Conselho Municipal da Comunidade Negra que, segundo ele, “é o fórum de discussão de políticas do segmento”. Elisio ainda lembrou da morte do Zumbi dos Palmares, símbolo da luta contra a discriminação. “Todos nós brasileiros temos a cultura e a origem dos afrodescendentes”.

 “Sou mulher, negra, obesa e careca. Quais seriam as chances de eu estar aqui nesta tribuna hoje falando com vocês? Mas, mesmo sendo mulher, negra e fora dos padrões de beleza, eu venci. Porque eu nunca me curvei e nem me acovardei diante da sociedade intolerante. O dia em que pararmos de nos preocupar com a cor da consciência, seja ela negra, branca ou amarela, e nos preocuparmos com a consciência humana, o preconceito acabará”, discursou a vereadora Suely Nogueira (PMDB), ao afirmar ser contra a política de quotas ou qualquer ferramenta que reforce a segmentação.

Foram homenageadas pela Casa de Leis as seguintes personalidades: Alberto do Carmo Araújo (Giba), falecido, representado pela esposa Tânia Francisca Araújo; Diogo José da Silva; Lourival dos Santos Silva; Malose William Mogale; Maria de Fátima de Paula Pereira; Otumba Adekule Aderonmu; Roberto de Paula Ramos; Tânia Nascimento; e Wagner dos Santos Ribeiro. 

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:



  • Data: 28/11/2017 04:11
  • Alterado: 28/11/2017 04:11
  • Fernando Scarmelloti
  • Comunicação - Câmara SCS







Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados