Conquistas marcam os quatro anos do Estação Jovem de São Caetano

Evento tem um show especial com a banda Glória, um dos maiores grupos de rock da atualidade.

  • Data: 25/06/2012 17:06
  • Alterado: 25/06/2012 17:06
  • Autor: Erika M. Doja
  • Fonte: PMSCS
Conquistas marcam os quatro anos do Estação Jovem de São Caetano

Nas ruas e avenidas, mais de 3 mil lâmpadas foram trocadas e a estimativa é economizar mais de 2,5 mil megawatts de energia por ano

Crédito:

Você está em:

Neste ano, o Estação Jovem completa quatro anos de vida e a comemoração vem em grande estilo. No dia 30/6 (sábado), das 12h às 18h, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de São Caetano do Sul e Coordenadoria Municipal da Juventude vão realizar uma grande festa, com workshops, demonstração com as garotas do time de roller derby Gray City Rebels, discotecagem e exibição de filmes na pista de skate, estamparia em camisetas ao vivo, feira de produtos independentes, além de um show especial com a banda Glória, um dos maiores grupos de rock da atualidade.

Histórico – O Centro de Referência da Juventude – Estação Jovem surgiu através da necessidade de um espaço para oferecer cultura, lazer e informação da melhor qualidade ao público jovem da Cidade de São Caetano do Sul. Inaugurado em 27 de Junho de 2008, o local é referência não só no nome: frequentado por milhares de jovens todos os meses, abriga todos os tipos de cultura, arte e lazer.

O local é um centro cultural voltado ao público de 13 a 29 anos, trabalhando políticas públicas de juventude diretamente no cotidiano de seus usuários. Além disso, visa atender os jovens de toda cidade e região, trabalhar o protagonismo juvenil através do esporte, lazer, artes e formação profissional, facilitar o acesso às informações de interesses da juventude, promover a inclusão digital, fomentar, incentivar e abrir espaço para novos artistas da cidade e região e dar espaço para criação e expressão artística.

O Estação Jovem oferece laboratório cênico, palco externo ao ar livre, pista de skate, midiateca, sala de cursos, sala de oficinas, sala multiuso, quadra poliesportiva e estúdio.

Conquistas e dados – Pode-se destacar, em 2011, a realização da Conferência Municipal da Juventude e do Fórum Municipal da Juventude. Em números, para se ter um ideia de como o espaço vem crescendo, no ano de 2010 foram realizadas 165 ações que alcançaram um público total de 62.250 pessoas. Já no ano passado, 2011, o espaço realizou 156 ações, atingindo 153.399 pessoas, portanto, mais que o dobro do ano anterior.

As festas – No ano de 2009, a festa de aniversário do Estação foi comemorada com as bandas Belle e For Fun, com um público presente de 3 mil pessoas. Em 2010, a comemoração foi multicultural, com atrações envolvendo 3,5 mil presentes em diversas oficinas, apresentações de dança e skate e show com a banda Planta e Raiz.

No ano passado, a banda Zander foi convidada para ser a atração principal da festa e a banda Nokaos, de São Caetano do Sul, realizou o show de abertura. O sucesso foi mantido e o número de participantes, mesmo com chuva, foi de 2,2 mil pessoas.

Pelo sucesso das edições anteriores, já dá para sentir que o deste ano está mais que assegurado. Desta vez, a atração principal fica por conta do Gloria, uma banda de rock brasileira que foi atração no SWU e Rock in Rio. O som é influenciado por metal e hardcore.

O grupo tem destaque nacional pelo seu som pesado, ritmo ainda periférico no Brasil. O Gloria, formado atualmente por Mauricio Vieira no vocal, Elliot Reis (guitarra e vocal), Alexandre Peres (guitarra), João (baixo) e Ricky Machado (bateria), fará o lançamento do novo cd, o (re)nascido.

Quem também se apresenta é o Gray City Rebels, quem é um time paulistano que pratica o roller derby, modalidade de esporte de contato usando patins. Modalidade essa que era muito famosa nos anos 70 e que foi resgatada nesta década incorporada ao estilo rock and roll e pin up de garotas modernas, que buscavam um esporte para praticar.

O grupo é referência em estilo, cultura e esporte. Afim de divulgar este estilo de vida, além do esporte, as garotas farão uma demonstração no Estação Jovem.

Seguindo o pensamento que “a juventude é quem faz a história”, o Estação Jovem desenvolve, a cada mês, uma programação diferenciada, como oficinas culturais e profissionalizantes, shows, exposições, além de abrir o espaço para criação e produção dos artistas jovens da cidade e região.

Já passaram por lá bandas como Lipstick, SugarKane, Dead Fish, Scracho, Hardneja Sertacore, Planta e Raiz e outras. Já marcaram presença artistas como Jay e Chivitz (Grafite), Alice Ruiz (Poeta), Márcia Tiburi (socióloga), além dos atletas do skateboard Sandro Dias “Mineirinho”, Karen Jonz e toda a galera jovem que faz barulho na grande São Paulo, seja no Skate, no Hip-Hop, nas artes cênicas, artes plásticas e na música.

O Estação Jovem foi projetado sob medida aos jovens, pois cada espaço foi pensado especialmente para atender suas necessidades.

O evento é gratuito e livre. Haverá revista no local. Mais informações no Estação Jovem, pelo telefone 4226-5518 e pelo portal www.saocaetanodosul.sp.gov.br/comjuv.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:
1
Crédito:Divulgação

  • Data: 25/06/2012 05:06
  • Alterado:25/06/2012 17:06
  • Autor: Erika M. Doja
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados