Conmebol rejeita reclamação do Flamengo e mantém final entre Palmeiras e Estudiantes
Flamengo tem a possibilidade de apresentar recurso à Comissão de Apelações da Conmebol
- Publicado: 28/10/2026 16:57
- Alterado: 28/10/2026 16:57
- Autor: Joao
A Conmebol rejeitou inicialmente a reclamação apresentada pelo Flamengo contra a escalação de Marcos Rojo, do Estudiantes, na semifinal da Libertadores de 2026. A decisão da Comissão Disciplinar também negou o pedido de medidas cautelares feito pelo clube carioca, que questionava a regularidade da participação do defensor argentino no confronto de volta, no Maracanã.
Após a divulgação da decisão, o Estudiantes publicou uma nota oficial celebrando o resultado e confirmou que a entidade rejeitou os pedidos apresentados pelo Rubro-Negro. O Flamengo, por sua vez, ainda pode recorrer à Comissão de Apelações da Conmebol.
Apesar disso, o TAS ainda vai julgar o mérito em 12 de novembro, havendo tempo hábil para uma nova reviravolta.
Estudiantes comemora decisão da Conmebol

Em comunicado, o clube argentino informou que a Comissão Disciplinar rejeitou tanto a reclamação sobre a suposta escalação irregular de Rojo quanto o pedido de medidas cautelares apresentado pelo Flamengo.
Ao encerrar a publicação, o Estudiantes escreveu: “¡Nos vemos el 28, familia!”, em referência à final da Libertadores, marcada para 28 de novembro, contra o Palmeiras.
Flamengo ainda pode recorrer
Apesar da decisão desfavorável na primeira instância, o Flamengo tem a possibilidade de apresentar recurso à Comissão de Apelações da Conmebol. O clube carioca questiona a inscrição de Rojo, que inicialmente havia sido rejeitada pela entidade, mas acabou autorizada provisoriamente após o Estudiantes recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS).
O Rubro-Negro argumenta que a autorização provisória para a utilização do jogador não elimina a necessidade de analisar a regularidade de sua inscrição na competição.
A rejeição da reclamação pela Comissão Disciplinar mantém, neste momento, a classificação conquistada pelo Estudiantes dentro de campo. Uma eventual mudança dependerá de novos desdobramentos no processo, caso o Flamengo decida recorrer.
Estudiantes mantém vaga na final da Libertadores
O Estudiantes garantiu a classificação após empate sem gols no tempo regulamentar contra o Flamengo e vitória na disputa por pênaltis. Com a decisão da Comissão Disciplinar, o clube argentino segue como adversário do Palmeiras na final da competição.
A decisão, porém, ainda pode ser contestada pelo Flamengo na instância superior da própria Conmebol. Até que haja uma eventual mudança, o Estudiantes permanece classificado para a decisão continental.
Ficha técnica — final da Libertadores
- Competição: Copa Libertadores da América de 2026
- Final: Palmeiras x Estudiantes
- Data: sábado, 28 de novembro de 2026
- Local: Estádio Centenario, Montevidéu, Uruguai