São Paulo Cultura

Conheça a programação de férias da Biblioteca de São Paulo e da Biblioteca Parque Villa-Lobos

Os dois equipamentos culturais oferecem atividades gratuitas para todas as idades. O horário de funcionamento é de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30.

  • Data: 08/01/2024 10:01
  • Alterado: 08/01/2024 10:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: BSP e BVL
bilbioteca-villa-lobos

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Crédito:Ricardo Matsukawa.

Procurando um bom lugar para curtir as férias? A Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos oferecem ótimas opções de entretenimento, como oficinas, clubes de leituras, atividades culturais, contação de histórias, jogos e brincadeiras. Isso sem falar no vasto acervo para empréstimo, jogos digitais e de tabuleiros e espaços convidativos para ler ou simplesmente relaxar. 

Para os pequenos há duas programações especiais em janeiro, começando pela Oficina de Brinquedos da Natureza. A partir da produção de peças manuais, a atividade propõe uma reflexão sobre como o brinquedo pode ganhar outros sentidos e possibilidades quando é criado fora das cadeias de consumo, por meio de uma experiência sensível e afetiva. A partir de 3 anos. Com a Cia. Bambuzal de Histórias. Dias 20 e 27 de janeiro, das 14h às 15h30, na Biblioteca de São Paulo.
Dias 14 e 28 de janeiro, das 14h às 15h30, na Biblioteca Parque Villa-Lobos. 

A outra atividade é o Espetáculo Expedição Atlântico, um teatro de animação produzido pela Cia. Truks. Na peça dois catadores de lixo reconstroem, a partir de sacolas e lonas plásticas, um mundo fantástico repleto de diversão e sonhos.  A apresentação aborda não apenas a questão do lixo, como também combate a marginalização do ser humano de forma leve e com pitadas de humor e poesia.
Dia 13 de janeiro, das 16h às 17h, na Biblioteca de São Paulo.

Dia 21 de janeiro, das 16h às 17h, na Biblioteca Parque Villa-Lobos. 

As crianças ainda podem ser divertir com a programação permanente das bibliotecas, como o Pintando o Sete, às quartas-feiras, das 15h às 16h; e o Brincando e Aprendendo, às quintas-feiras, das 15h às 16h. Quem gosta de uma boa contação de histórias não pode perder os encontros do Lê no Ninho, aos sábados e domingos, das 11h às 11h45; e a Hora do Conto, às sextas-feiras, das 15 às 15h30; e aos sábados,domingos e feriados, sempre com grupos convidados, das 16h às 16h45. 

Oficinas

Em janeiro, a Biblioteca de São Paulo realiza três oficinas para o público jovem e adulto. Na Oficina Mangá: personagens e universos, os participantes vão aprender a usar os dois elementos mais importantes de um animê, entender sua função e criar protagonistas e universos que sirvam para a elaboração do seu próprio mangá. Com Raoni Marqs, autor de mangás maneiros, quadrinhos sinistros, vídeos descolados e livros engraçadinhos. Dias 20 e 21 de janeiro, das 10h às 13h. A partir de 12 anos. Inscrições pelo link: http://bsp.org.br/inscricao

Na Oficina Autocuidado: cosméticos naturais para relaxar e dormir bem serão apresentadas técnicas de relaxamento para melhorar o sono com o uso de produtos fitoterápicos. Durante a aula presencial serão produzidos um escalda-pés e um óleo de automassagem para serem levados para casa por cada participante. Com a aromaterapeuta Suzana Borges. Dia 17 de janeiro, das 14h às 16h. A partir de 16 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

O projeto Literatura Brasileira no XXI, realizado em parceria com a Unifesp, oferece a Oficina O Sertão Múltiplo. Em diálogo com obras escritas em períodos distintos, os inscritos irão refletir sobre o modo como o sertão vem sendo uma fonte inesgotável de temas, personagens e enredos para a poesia narrativa e lírica. Durante as aulas, os participantes são convidados a elaborar textos criativos a partir da reescrita dos conteúdos lidos e da reflexão acerca das relações tensas e densas entre o sertão e o espaço urbano. Com os professores Susana Souto e Joel Vieira da Silva Filho. Dias 19, 23, 26 e 30 de janeiro, das 9h30 e 12h30. Inscrições pelo link: http://bsp.org.br/inscricao

Na Biblioteca Parque Villa-Lobos acontece a Oficina de Roteiro para Histórias em Quadrinhos ministrada pelo escritor e roteirista Rafael Calça. A criação de roteiros para quadrinhos está se tornando gradativamente uma habilidade desejada tanto para a publicação quanto para a realização de trabalhos audiovisuais. Nos encontros realizados nos dias 30 e 31 de janeiro, das 14h às 17h, será possível aprender as estruturas e formatos de contação de histórias gráficas e conhecer as ferramentas básicas para começar o próprio roteiro. A partir de 16 anos. Inscrições pelo link: http://bvl.org.br/inscricao

As duas bibliotecas ainda oferecem mensalmente clubes de leitura, aulas de xadrez e oficinas de smartphone para o público +60. Confira a programação completa nos sites da BSP e da BVL.

Compartilhar:

  • Data: 08/01/2024 10:01
  • Alterado: 08/01/2024 10:01
  • Redação
  • BSP e BVL









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados