ABC Emprego

Como funciona o estágio obrigatório na prática?

UNG auxilia estudantes para conseguir a tão importante experiência

  • Data: 02/03/2022 13:03
  • Alterado: 17/08/2023 08:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: UNG
Como funciona o estágio obrigatório na prática?

UNG auxilia estudantes para conseguir a tão importante experiência

Crédito:UNG

Entre as etapas para construir uma carreira profissional de sucesso está a realização de estágios na área. É nesse período que estudantes da graduação começam a colocar em prática o conhecimento que aprendem em sala de aula.

Existem duas modalidades de estágio: o curricular obrigatório, que faz parte da grade e exige determinada carga horária para finalização do curso – neste caso, as atividades são supervisionadas por um preceptor; e o não obrigatório ou remunerado, que complementa a formação e o estudante não precisa comprovar horas para conseguir o diploma.

Na Universidade UNG, o aluno que chega a determinado semestre conta com o suporte da coordenação de Estágios Obrigatórios para conseguir a tão importante atividade. A coordenadora Andréa Diniz e equipe viabilizam contatos e mantém convênios com empresas que recebem os estagiários da Instituição em diversas áreas. O Departamento dá dicas e orienta os estudantes quanto aos primeiros passos, documentação e relacionamento com empresas.

Durante o semestre, diversos alunos passam pela experiência e alguns deles têm a oportunidade de iniciar como profissional no próprio campo que estagiou. Neste início de ano letivo, vários estudantes já começaram as atividades de estágio.

A coordenadora Andréa destaca o quanto o estágio é importante na vida do acadêmico. “O estudante das três unidades – Centro, Bonsucesso e Itaquaquecetuba – nos procura para ter vivência prática de aprendizado, que é fundamental para a formação. Nosso compromisso é apoiar e orientar esse aluno que busca uma atividade profissional e, ao apresentamos as oportunidades, o resultado é satisfatório. Incentivamos e auxiliamos também para que ele realize a captação da sua própria vaga. Vale mencionar que todo o processo é baseado na Lei de Estágio, para assegurar o não vínculo empregatício e todas as regras impostas na lei”, explica. 

Para realizar o estágio obrigatório, o estudante da UNG precisa estar matriculado, frequentar regularmente o curso e assinar os Termos de Compromisso de Estágio – TCE antes do início das atividades.  Com esse processo, o aluno estará assegurado com o seguro de estágio fornecido pela Universidade e exigido pelo Ministério da Educação (MEC).

Compartilhar:

  • Data: 02/03/2022 01:03
  • Alterado: 17/08/2023 08:08
  • Redação
  • UNG









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados