Comissão julgadora da Mostra de Artes e Cultura de Diadema 2012 divulgará vencedores domingo

Evento ocorrerá no Teatro Clara Nunes e o show de abertura será realizado pelos grupos Isaias e Seus Chorões e Quintal Brasileiro

  • Data: 15/06/2012 16:06
  • Alterado: 15/06/2012 16:06
  • Autor: Jariza Rugiano
  • Fonte: SECOM Diadema
Comissão julgadora da Mostra de Artes e Cultura de Diadema 2012 divulgará vencedores domingo

Crédito:

Você está em:

Após a 10ª edição da Mostra de Artes e Cultura de Diadema, entre os dias 3 e 31 de maio de 2012, ocorre a divulgação dos 29 artistas/grupo vencedores, que serão indicados pelo total de 18 jurados no Teatro Clara Nunes, domingo (17/6), a partir das 18h. Na abertura haverá apresentação conjunta dos grupos Isaias e Seus Chorões e Quintal Brasileiro, alguns dos representantes do choro nacional.

Autoridades municipais também comparecerão ao evento, entre elas, o prefeito Mário Reali, a secretária e o diretor de Cultura de Diadema, respectivamente, Regina Ponce e Júlio Tavares, a diretora das Bibliotecas do município, Eliana Marques, além da base organizadora da exposição.

Os 29 vencedores, número que pode aumentar dependendo da quantidade de pessoas – individual ou grupo – terão seus trabalhos com maior divulgação no mapa cultural paulista, em encontros pelo Estado de São Paulo, e serão premiados com a média de R$ 2.290,00 cada artista/equipe. O valor advém do Prêmio Plínio Marcos, total de R$ 66.560,00.

Artes Visuais é a única linguagem que novamente dispensou a premiação em dinheiro e escolheu a publicação de um catálogo com todos os participantes da área e suas montagens. O material será lançado junto à Mostra e as obras foram avaliadas pelo júri técnico formado por Júlio César Mendonça, Celso Ohi e Sueli Bonfim Francisco.

O número de vencedores está distribuído entre as seguintes categorias e comissão julgadora correspondente:

Artes Cênicas – Teatro, Circo, Mímica, Performance e Dança (5). Os jurados foram Roger Muniz, Claudia Decara e Érica Cristina Silva Pereira (Érica Azeviche) no segmento de Dança, enquanto que Denise de Lello Courtouké, Tamayo Nazarian e Ramón Lemos avaliaram as modalidades de Teatro, Circo, Mímica e Performance.

Artes Integradas – Os 11 grupos inscritos serão beneficiados com a premiação. Por este motivo não há avaliadores para os trabalhos.

Audiovisual – Dos 12 artistas, cinco serão selecionados. A crítica foi de André Moncaio, Valdimir Modesto e Vicentini Gómez.

Humanidades – Conto, Poesia, Crônica e Ensaio (4). Linguagem analisada por Edson Bueno de Camargo, Nelson de Oliveira e Denílson Soares Cordeiro.

Música – Canção, Instrumental, RAP e intérprete (4). O segmento recebeu avaliação de Valter Araujo de Souza (Slim Rimografia), Felipe Fiani Veiga e Gisele Loiacono Ramos de Azevedo.

A Mostra de Artes e Cultura de Diadema é realizada anualmente e visa disseminar a produção cultural local. Funcionários públicos de Diadema podem participar, mas não concorrem à premiação. Para a edição de 2012 houve 145 inscrições na Secretaria de Cultura de Diadema, somando 253 trabalhos selecionados de artistas plásticos do município. A Mostra de Artes e Cultura atual ocupou diversos locais, como o Espaço Cândido Portinari, Teatro Clara Nunes, Cine Eldorado, Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Olíria de Campos Barros.

Isaias e Seus Chorões e Quintal Brasileiro – No início da cerimônia o público poderá conferir o show de Isaias e Seus Chorões e Quintal Brasileiro, que se reúnem desde 2000, atividade com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, pelo ProAc (Programa de Ação Cultural).Isaias e Seus Chorões é o grupo paulistano mais antigo de choro, formado nos anos 1970. Com composições próprias, valoriza canções do final do século XIX e Joaquim Callado e Tom Jobim são algumas das influências. Formada por Izaías Bueno de Almeida (bandolim), Israel Bueno de Almeida (violão de 7 cordas), Tigrão (percussão), Edmilson Capelupi (violão) e Henrique Araújo (cavaquinho), a banda tem alguns discos, como “O Fino do Bandolim”, “O Regional Brasileiro na Música dos Beatles” e “Pé na Cadeia”.

Enquanto que o conjunto acima é um quinteto de choro, Quintal Brasileiro é um quinteto de cordas existente desde 2002 que apresenta repertório popular no modo erudito. Luiz Amato (violino), Esdras Rodrigues (violino), Emerson de Biaggi (viola), Adriana Holtz (violoncelo) e Ney Vasconcelos (contrabaixo) compõem o grupo com instrumentos que geralmente se encontram em orquestras sinfônicas. Um dos álbuns é intitulado “Vibrações”, nome de uma das músicas presentes no CD, de Jacob do Bandolim (Jacob Pick Bittencourt – 1918/RJ a 1969/RJ), admirado por muitos adeptos do estilo. O mesmo trabalho ainda contou com participações de Izaías Bueno de Almeida e de Israel Bueno de Almeida.

Serviço:

Divulgação dos vencedores da Mostra de Artes de Diadema 2012

Abertura: Show de Isaias e Seus Chorões e Quintal Brasileiro

Data: 17/06, domingo, às 18h

Local: Teatro Clara Nunes

End: R. Graciosa, 300 – Centro – Tel.: 4056-3366

Compartilhar:

  • Data: 15/06/2012 04:06
  • Alterado:15/06/2012 16:06
  • Autor: Jariza Rugiano
  • Fonte: SECOM Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados