Com nota revisada, Ribeirão Pires é a cidade do ABC com melhor classificação no selo Município Verde Azul
Saltou no ranking da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da 133ª para 83ª posição.
- Data: 24/05/2012 15:05
- Alterado: 24/05/2012 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMRP
Crédito:
Após julgamento de recurso impetrado pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, a nota obtida na certificação do selo Município Verde Azul, concedida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente às cidades que realizaram projetos na área ambiental, foi revisada, passando de 81,17 para 85,27. Dos 645 municípios inscritos, apenas 158 receberam o selo Município Verde Azul. Com a mudança no resultado, Ribeirão Pires saltou da 133º para 83º posição.
“Era o resultado esperado. Somos a segunda cidade da Bacia do Alto Tietê e a melhor do ABC no ranking. O que ocorreu é que alguns dados referentes ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, como a nomeação dos membros e as atas das reuniões, não haviam sido contabilizados”, explicou o secretário de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico de Ribeirão Pires (SEPHAMA), Temístocles Cristófaro.
Dentre as ações ambientais que podem ser destacadas estão a implantação do projeto Escola Eco sustentável na Escola Municipal Palmira Antonio Pereira, aprovado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
Além disso, durante a Semana da Água, entre os dias 21 e 25 de março de 2011, foram realizadas apresentações no Parque Municipal Milton Marinho de Moraes para promover a conscientização de alunos da rede municipal sobre o consumo consciente de água e a preservação dos recursos naturais.
A SEPHAMA confeccionou 10 mil cartilhas sobre arborização urbana, intitulada “Rua Viva”. As cartilhas orientam os munícipes no plantio adequado em calçadas. Em junho de 2011, a Secretaria promoveu o Mês do Meio Ambiente, com a realização do Fórum Ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade, e participou de cursos, como o CONPET (parceria com a Petrobras sobre o uso racional da energia).
Outro ponto de destaque foi a gestão dos resíduos sólidos. Em 2011, o Município passou a contar com um novo galpão de coleta seletiva. Em paralelo à construção, os cooperados estão sendo treinados em diversas vertentes, desde a importância da convivência em grupo, a alfabetização de adultos, e recebendo apoio de assistentes sociais.
Em parceria com a ONG Cistema, a coleta de óleo de cozinha de foi ampliada, com a disponibilização de baias para descarte nas escolas.
Parte do lucro da venda do óleo, utilizado na fabricação de biodiesel, é destinada à Cooperpires – cooperativa de coletores de material reciclável da cidade. Envolvendo o funcionalismo público, a SEPHAMA também desenvolveu a campanha “Esse copo é meu” em todas as secretarias e instalou coletores em todos os prédios públicos do município.
Critérios – Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul.
Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.