Com motor mais potente e paddle-shift, classe PRO chega para “turbinar” Turismo Nacional
Mais veloz e com maior custo-benefício, nova divisão faz sua estreia neste fim de semana em Interlagos
- Data: 03/08/2022 20:08
- Alterado: 03/08/2022 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Turismo Nacional
Crédito:Thiago Guedes / Turismo Nacional
Mais nova divisão da Turismo Nacional, a TN PRO vai fazer sua estreia no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, neste fim de semana (entre 4 e 7 de agosto) que contempla também a disputa da terceira etapa do BRB Fórmula 4 Brasil e a quarta etapa do Mercedes-Benz Challenge.
Os últimos meses foram todos dedicados a mais de 2 mil km de testes, focados especialmente na motorização mais potente e também câmbio paddle-shift de competição, acionado por sistema de borboletas atrás do volante.
“O surgimento da TN PRO visa completar essa escala qualitativa dos pilotos, considerando que a classe B é a porta de entrada no automobilismo de competição de alto nível. Nossa intenção é servir de campo para a formação de pilotos que rumam para a categoria máxima do automobilismo brasileiro, que é a Stock Car Pro Series”, detalha Fabio Aires, diretor da Turismo Nacional.
O powertrain (ou trem de força, formado por motor, transmissão e câmbio) da PRO conta com motor 2.0 de 16 válvulas, que gera 200cv de potência, sendo uma evolução técnica em relação a todas as demais classes da Turismo Nacional, que utilizam motores da montadora de origem do veículo, sempre com capacidade cúbica de 1,6 litros e 170cv de potência.
O powertrain da PRO foi desenvolvido pela Stock Tech, braço de tecnologia da Vicar, empresa promotora da TN e da Stock Car Pro, Stock Series e o BRB Fórmula 4 Brasil. Em conjunto com os preparadores da TN, a entrega e manutenção dos equipamentos são operados pela Stock Auto Service, rede de oficinas da Vicar que também é especialista na prestação de serviços nos autódromos, o que permite uma maior equalização entre os conjuntos.
Os modelos elegíveis para a nova TN PRO são Volkswagen Gol, Chevrolet Onix, Fiat Mobi, Ford New Ka, Volkswagen UP!, Peugeot 208, Fiat Argo, Citroën C3, Hyundai HB20, Fiat Uno, Toyota Etios, Nissan March, Volkswagen Polo, Renault Sandero e Toyota Yaris.