Com ‘Elas por Elas’, FSS mobiliza São Caetano contra o câncer de mama

Está lançado o programa “Elas por Elas”, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde

  • Data: 19/06/2019 13:06
  • Alterado: 19/06/2019 13:06
  • Autor: Nelson Albuquerque
  • Fonte: PMSCS
Com ‘Elas por Elas’, FSS mobiliza São Caetano contra o câncer de mama

Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS

Você está em:

O objetivo é mobilizar a cidade pela prevenção ao câncer de mama e, se necessário, encaminhar pacientes ao imediato tratamento. O lançamento do programa ocorreu nesta terça-feira (18/6), no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação), no Bairro Barcelona.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Denise Auricchio, retoma o projeto que foi realizado entre 2007 e 2010, tendo detectado dezenas de casos – muitos deles solucionados. “A Prefeitura oferece uma estrutura excelente de Saúde. Nossa missão, com o ‘Elas por Elas’, é conscientizar as mulheres. Por isso peço a mobilização de todos, para não deixarmos sequer uma mulher de fora do nosso trabalho”, diz Denise.

O formato do programa conta com encontros em entidades sociais e nas casas de munícipes. Nas reuniões, são feitas palestras com a primeira-dama, orientação com mastologista e assistentes, principalmente sobre o autoexame da mama. Caso haja necessidade, a participante já sai com consulta e exame marcados. Homens também podem participar, já que o câncer de mama também pode atingir o sexo masculino.

VIDAS

Para o prefeito José Auricchio Júnior, o trabalho é árduo e tem grande valor. “Qualquer ação do poder público que salva uma vida já vale todo o seu investimento”, afirma Auricchio, que também destaca a importância do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), no Bairro da Fundação, criado em 2006: “Há 13 anos, São Caetano tem uma unidade destinada exclusivamente à mulher”.

NÚMEROS

Estudos apontam que quase 60.000 casos novos de câncer de mama surgem no Brasil anualmente. A prevenção é fundamental porque, com o diagnóstico no início, a chance de cura chega a cerca de 95%.

A rede municipal de saúde de São Caetano do Sul realiza aproximadamente 9.000 mamografias por ano. Porém, a Secretaria Municipal busca combater o absenteísmo, ou seja, as pacientes que marcam o exame e não aparecem na data. “Essas faltas chegam a 30% do total agendado e prejudicam o sistema, além de tirarem a vez de quem está precisando. É uma questão de consciência agendar e comparecer. Por isso, também, o ‘Elas por Elas’ é tão importante, por estar em contato direto com as mulheres”, afirma a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Compartilhar:
1
Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS
1
Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS
1
Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS

  • Data: 19/06/2019 01:06
  • Alterado:19/06/2019 13:06
  • Autor: Nelson Albuquerque
  • Fonte: PMSCS


Tempo em São Caetano do Sul para amanhã
13/01


Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Madrugada

Noite com muitas nuvens.

Manhã

Sol com muitas nuvens.

Tarde

Sol com muitas nuvens.

Noite

Noite com muitas nuvens.

Temperatura em
São Caetano do Sul

Max: 25°C

Min: 16°C

Chuva em
São Caetano do Sul

Probabilidade: 0%

Quantidade: 0mm

Ventos em
São Caetano do Sul

Velocidade: 10km/h








Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados