Ribeirão Pires Saúde

Com buscas ativas, Ribeirão Pires intensifica combate e conscientização sobre a Hanseníase

Municipalidade oferece tratamento gratuito para casos da doença; Buscas ativas acontecem durante todo o mês de janeiro

  • Data: 08/01/2024 17:01
  • Alterado: 08/01/2024 17:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
sae-rp

Crédito:PMETRP

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica neste mês as ações de conscientização e combate à Hanseníase, na campanha Janeiro Roxo. A rede municipal conta com tratamento gratuito e, durante todo o mês, reforçará a busca ativa por casos. Durante 2023, Ribeirão Pires registrou um diagnóstico positivo da doença – paciente atualmente está em tratamento fora do estado. 

As buscas ativas acontecem nas unidades de saúde e no Serviço de Atenção Especializada (SAE) de Ribeirão Pires. Nanci Garrido, coordenadora do programa, enfatiza que a doença tem cura e reforça a importância da informação e do diálogo sobre o tema. 

“É importante ficar alerta aos sinais e qualquer mancha na pele que não tenha sensibilidade e em que não cresça pelos, orientamos que procure uma unidade de saúde mais próxima ou o SAE”, disse Nanci Garrido. 

O tratamento de Hanseníase é realizado de forma gratuita em Ribeirão Pires, no SAE, localizado na Avenida Francisco Monteiro, 55 – Centro. O tratamento tem duração de seis meses a dois anos. 

Além das buscas ativas, as unidades de saúde promovem, durante todo o mês, palestras e rodas de conversas sobre o tratamento, sintomas e prevenções contra a doença. 

Hanseníase – É uma doença que atinge os nervos, pele e pode levar a deformidades físicas. Os sintomas podem ser uma ou mais manchas de cores avermelhadas, esbranquiçadas ou acastanhadas. Além disso, a pessoa pode sentir dor, dormência, sensação de choque, agulhada nos braços e pernas, caroço no corpo e diminuição da força muscular.

Compartilhar:

  • Data: 08/01/2024 05:01
  • Alterado: 08/01/2024 05:01
  • Redação
  • PMETRP









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados