Coletores de São Paulo disputam São Silvestre e acumulam bons resultados
Profissionais que trabalham no recolhimento de resíduos domiciliares, participam da principal prova de rua da América Latina
- Data: 29/12/2023 07:12
- Alterado: 29/12/2023 07:12
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Fábio Jesus Correia
Crédito:Prefeitura de São Paulo
Um grupo de 11 coletores e 4 motoristas que atuam na limpeza da cidade de São Paulo disputarão a 98ª edição da Corrida de São Silvestre no domingo (31 de dezembro). Alguns dos corredores se destacam na principal prova de rua da América Latina.
Ivanildo Dias de Souza, de 44 anos, por exemplo, participa da competição desde 2005. Ele sairá no Grupo de Elite B, que reúne os atletas com um tempo mínimo comprovado. Em 2013, Ivanildo chegou em 22º lugar na São Silvestre e, ao longo do ano, também participa de diversas provas. No último dia 17, foi campeão da última etapa da Live!Run XP, realizada na USP e com a participação de aproximadamente 5 mil corredores.
Dez coletores e 4 motoristas que vão disputar a São Silvestre trabalham na Ecourbis Ambiental, concessionária municipal responsável pela coleta de resíduos na zonas Sul e Leste. Já Israel de Almeida Fernandes é funcionário da Logística Ambiental de São Paulo, que atende o agrupamento noroeste do município.
Os outros 16 colaboradores que irão participar da corrida são das áreas administrativa, manutenção, apoio operacional e educação ambiental.
A decisão de organizar a competição interna tem como objetivo estimular a prática de atividades físicas. Os ex-coletores Fábio Jesus Correia (foto) e Johnatas de Oliveira Cruz brilharam na prova enquanto ainda eram funcionários. Na corrida realizada em 31 de janeiro de 2022, Fábio chegou em 4º lugar; e, em 2021, Johnatas foi o 8º colocado e melhor brasileiro na São Silvestre.