Coletivo Noroest estreia “Vértebras Quebradas” com circulação na periferia de São Paulo

O espetáculo de breaking é fruto da pesquisa do “Coletivo Noroest – quebrada viva”, projeto que levou vivências da cultura hip-hop para as periferias de SP

  • Data: 14/04/2022 10:04
  • Alterado: 17/08/2023 05:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Coletivo Noroest
Coletivo Noroest estreia “Vértebras Quebradas” com circulação na periferia de São Paulo

Vértebras Quebradas

Crédito:Lusca

Você está em:

De 19 a 28 de abril de 2022, o Coletivo Noroest realiza a temporada de estreia de “Vértebras Quebradas”, espetáculo pautado pela cultura Hip Hop e as vivências de seus integrantes enquanto pessoas que vivem na periferia de São Paulo, mais necessariamente no bairro de Perus, Zona Noroeste.  

Para Igor Souza, diretor artístico do espetáculo, durante a encenação a intenção é trazer à tona as questões que atravessam o Coletivo, além de evidenciar mecanismos de fuga que alimentam corpos de periféricos a seguirem firmes.  

“Queremos mostrar a potência desta coluna vertebral periférica. Corpos que buscam existir, resistindo. Entendendo que o caminho é se conectar para não se quebrar e sim quebrar correntes negativas. Se manter ligado ao que realmente sustenta nossas vidas. De um jeito ou de outro, aprendemos a nos virar. Somos corpos em constante adaptação e transformação”, comenta Igor.  

“Vértebras Quebradas” surgiu com as vivências do projeto “Coletivo Noroest – quebrada viva” que, a partir de uma perspectiva cultural periférica sobre o Hip Hop, movimento que vem transformando diversas ‘quebradas’ Brasil afora, buscou fortalecer as ações desenvolvidas pelo Coletivo Noroest. 

Um processo de criação intenso que contou com a promoção de um circuito de formação e difusão cultural, que contribuiu diretamente com o desenvolvimento social das comunidades contempladas. Territórios carentes de equipamentos culturais em sua grande maioria, que receberam vivências com o propósito de instigar seus moradores a uma nova perspectiva de viver, pensar e agir, tendo a ideologia Hip Hop como base para a produção de conhecimento e compartilhamentos práticos e teóricos.   

Os eventos foram realizados em 2021, em parceria com os coletivos FT COLLORS (da Zona Norte), Sarau da Tripa (Zona Leste), Coletivo Prelúdio (de Caieiras) e Casa do Hip Hop Perus (Zona Noroeste).  

Foram realizados 04 (quatro) eventos com atividades totalmente gratuitas com uma programação que contou com Batalhas de Breaking 1 vx 1, incluindo premiações em dinheiro aos primeiros colocados e a entrega de troféus, participação de DJs, artistas do grafite, outras atrações artísticas, biblioteca móvel com livros sobre a cultura Hip-Hop, workshops e microfone aberto.  

Em paralelo aos eventos, o Coletivo Noroest manteve encontros permanentes para manutenção das práticas artísticas, além dos trabalhos de criação do espetáculo “Vértebras Quebradas” que chega a seu momento de estreia agora em abril.  

No dia 19 de abril (terça-feira), o grupo realiza apresentações gratuitas de “Vértebras Quebradas”, às 10h e 14h, no CCA Anhanguera, na Rua Amadeu Caego Monteiro 209, Bairro Santa Fé, em São Paulo. E no dia 20 de abril (quarta-feira), as apresentações acontecem às 10h e 15h, na Biblioteca Padre José de Anchieta, que fica na Rua Antônio Maia 651, Perus, São Paulo. 

Já em 23 de abril (sábado), o grupo se apresenta às 17h, na Ocupação Artística Canhoba, que fica na Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton, Perus. E na terça-feira, 26 de abril, às 10h e 14h, no CCA Fanton, que fica na Rua Gofredo, Nº 141 – Vila Fanton, Perus. E no dia 28 de abril (quinta-feira), às 18h, o grupo encerra a temporada na Casa do Hip-Hop Perus, na Rua Júlio Maciel, s/n – Vila Perus – São Paulo (SP).

O Coletivo Noroest desenvolve ações artísticas através do Hip-Hop desde 2015. Surgiu como Crew de Breaking Noroest Gang e atualmente é composto por integrantes do bairro periférico de Perus, Zona Noroeste de São Paulo, região que concentra um dos piores índices socioeconômicos da capital.  

A partir desta realidade, o grupo acredita que, através do Hip-Hop, é possível conscientizar, humanizar e instruir, potencializando valores sociais e refinando intelectualmente cada pessoa, por se tratar de uma arte genuína, fonte de produção de novos saberes e novas visões de mundo. 

Em 2015, foi criado o evento ‘’Quebrada Viva Battle’’ e em 2016 e 2019, o coletivo foi contemplado pelo programa VAI modalidade 1, levando eventos em formato de Jams, com workshops, exposição de graffiti, bate-papo e batalhas de breaking, para praças e pontos de cultura como: Comunidade Cultural Quilombaque Perus, Casa de Hip-Hop Perus, Ocupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora. 

As ações fazem parte do projeto “Coletivo Noroest – quebrada viva” contemplado no Edital Proac 34/2020 – Manutenção de corpos artísticos estáveis em favelas e comunidades. 

SERVIÇO: Temporada de estreia do espetáculo “Vértebras Quebradas”

Com Coletivo Noroest 

Sinopse: O espetáculo tem como base o breaking, circo, teatro, poesia e a música. A obra busca evidenciar a anatomia periférica de corpos em constante resistência e adaptação, em terrenos repletos de instabilidades, e que a todo o momento são atravessados por diversas questões sociais. Duração: 40 minutos. Classificação Livre – Grátis

Quando: 19 de abril de 2022 (terça-feira) – Horário: 10h e 14h – Onde: CCA Anhanguera – Endereço: Rua Amadeu Caego Monteiro 209, Bairro Santa Fé – São Paulo – SP  

Quando: 20 de abril de 2022 (quarta-feira) – Horário: 10h e 15h – Onde: Biblioteca Padre José de Anchieta – Endereço: Rua Antônio Maia 651, Perus – São Paulo – SP  

Quando: 23 de abril de 2022 (sábado) – Horário: 17h – Onde: Ocupação Artística Canhoba – Endereço: Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton, Perus – São Paulo – SP  

Quando: 26 de abril de 2022 (terça-feira) – Horário: 10h e 14h – Onde: CCA Fanton – Endereço: Rua Gofredo, Nº 141 – Vila Fanton , Perus – São Paulo – SP  

Quando: 28 de abril de 2022 (quinta-feira) – Horário: 18h – Onde: Casa do Hip-Hop Perus – Endereço: Rua Júlio Maciel, s/n – Vila Perus – São Paulo – SP 

Compartilhar:

  • Data: 14/04/2022 10:04
  • Alterado: 17/08/2023 05:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Coletivo Noroest









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados