Cia de Danças de Diadema completa 18 anos

Para festejar a maioridade Companhia de Danças de Diadema premia o público com espetáculos no Teatro Clara Nunes

  • Data: 08/11/2013 09:11
  • Alterado: 08/11/2013 09:11
  • Autor: Iara S. Luz
Cia de Danças de Diadema completa 18 anos

Crédito:

Você está em:

A Companhia de Danças de Diadema completa este ano 18 anos de existência. Para comemorar a maioridade e presentear o público que sempre a acompanha em seus trabalhos, a Companhia realiza a partir de amanhã, quinta-feira (07) até domingo (10) quatro espetáculos no Teatro Clara Nunes. Serão apresentadas as coreografias “Anseio” e “La Vie En Rose???”, criações de artistas convidados desenvolvidas especialmente para o grupo de Diadema. 

Amanhã (07) e sexta-feira (08), às 20h, os bailarinos mostram “Anseio”, o mais recente trabalho da Companhia, concepção e coreografia de Cláudia Palma. O espetáculo busca, por meio da poética da dança, um mergulho em um universo de imagens densas e carregadas de memórias de um tempo que está por terminar. O último suspiro.

No sábado (09), às 20h, e no domingo (10), às 18h, será apresentada a dança “La Vie En Rose???”, coreografia de 2009, criação da brasileira Denise Namura, radicada na França há trinta anos, e do alemão Michael Bugdahn. O casal fundador da companhia francesa “À Fleur de Peau” buscou inspiração na música La Vie Em Rose, cantada por Edith Piaf, para retratar  sobre memórias, rastros, das coisas que deixamos para trás e que levamos à frente, e da coragem para ultrapassar situações.

Trajetória – Em 18 anos de existência, a Companhia de Danças de Diadema tem se destacado no cenário da dança pelo seu caráter inovador. Criada pela iniciativa da Prefeitura do Município de Diadema e pela bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, desenvolve, além do trabalho artístico, um projeto sociocultural, onde os bailarinos atuam como artistas orientadores no Projeto Oficinas – Difusão e Acesso à Dança.

Centenas de pessoas, de todas as idades, passaram pelas oficinas que acontecem nos centros culturais do munícipio e muitos talentos foram revelados. Alguns deles integram companhias brasileiras e outros foram dançar fora do país. Em quase duas décadas de trabalho mais de 80 bailarinos passaram pela Companhia.

Ainda, resultado desse trabalho, diversos projetos passaram a existir em Diadema, entre eles, os grupos Danceato, Grupo Art’e… e Coletivo MR Cia. de Danças, este último formado por pessoas com deficiência. Outras ações como o Bailando na Cidade, Cirandança, ABC Dança fomentam intercâmbios que visam trocas de experiências, formação de plateia e a difusão e reflexão à cerca da linguagem na região e em Diadema.

Reconhecida no Brasil e internacionalmente, a companhia dirigida por Ana Bottosso tem, em seu repertório, 22 obras de autoria de renomados coreógrafos e dos próprios bailarinos como criadores. Também é detentora de várias premiações, entre elas, “Prêmio Aplausos”, “FUNARTE/PETROBRAS de Estímulo à Dança”, “Prêmio APCA”, “Promodança”, e “ProAC – Programa de Ação Cultural”.

Serviço:
Teatro Clara Nunes – rua Graciosa, 300, Centro. Tel. 4056-3366. Apresentações – “Anseio”: dias 07/11 e 08/11, às 20 h. “La Vie En Rose”: dias 09/11 e 10/11. No sábado às 20h e no domingo às 18h. Entrada gratuita.  

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 08/11/2013 09:11
  • Alterado:08/11/2013 09:11
  • Autor: Iara S. Luz









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados