Chuva de 62 mm coloca Rio Bauru perto do transbordamento

Temporal deixa a calha do Rio Bauru próxima do limite no Centro da cidade e autoridades reforçam alerta para motoristas evitarem trechos alagados

Chuva de 62 mm coloca Rio Bauru perto do transbordamento

Crédito: Foto: Arquivo / Divulgação / Prefeitura

As fortes chuvas que atingem o município de Bauru nesta segunda-feira (02), feriado de Finados, já acumularam um volume expressivo de 62 milímetros até o início da tarde.

O índice pluviométrico, medido pelo Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet) da Unesp, elevou rapidamente o nível do Rio Bauru e colocou em alerta a calha do leito na altura da avenida Nuno de Assis, na região central.

A formação de um centro de baixa pressão atmosférica sobre o continente intensificou a instabilidade em diversas regiões do território paulista, provocando temporais acompanhados de trovoadas e rajadas de vento.

Segundo os meteorologistas, o quadro de instabilidade com precipitações contínuas deve persistir até o período da noite. Para esta terça-feira (03), a previsão indica o afastamento do sistema e a cessação das chuvas na cidade.

Equipes da Defesa Civil do município realizam o monitoramento em tempo real dos pontos críticos e das margens do rio para intervir caso haja transbordamento e risco a pedestres e motoristas.

O órgão orienta os munícipes a evitarem vias historicamente sujeitas a enxurradas, a buscarem abrigos seguros longe de árvores ou estruturas metálicas e a não tentarem atravessar trechos alagados. Em situações de resgate ou perigo iminente, o atendimento deve ser solicitado diretamente ao Corpo de Bombeiros.

Rio Bauru
Foto: Arquivo / Divulgação / Prefeitura

Recomendações da Defesa Civil:

  • Evitar transitar por áreas de risco ou tentar atravessar vias inundadas
  • Buscar abrigo seguro e não estacionar veículos sob árvores e fiações elétricas
  • Acompanhar os comunicados meteorológicos oficiaisCanais de Emergência:
  • Corpo de Bombeiros: 193
  • Defesa Civil: 199
Daniela Ferreira

  • Publicado: 02/11/2026 14:25
  • Alterado: 02/11/2026 14:25
  • Autor: Daniela Ferreira