Chão de fábrica atrai viajantes para o turismo industrial
A modalidade amplia as opções de atrativos dos destinos, além de gerar mais emprego e renda para as comunidades locais
- Data: 08/06/2015 12:06
- Alterado: 08/06/2015 12:06
- Autor: Redação
- Fonte: MTur
Crédito:
Uma região tradicionalmente industrial do estado de São Paulo começa a atrair turistas interessados em acompanhar a linha de montagem de automóveis e entender a importância econômica, histórica e cultural de uma das indústrias mais importantes do país: a automobilística. Além de caminhar em torno das máquinas, acompanhar o encaixe das peças e o trabalho humano atrás da automação, os visitantes têm a oportunidade de dirigir um caminhão em uma pista de testes de uma das companhias parceiras do ABC Paulista.
Atualmente oito empresas da região oferecem as visitas guiadas, o que atrai cerca de 200 visitas por mês. A novidade surpreende até quem trabalha nas empresas. “Há um ano seria difícil acreditar que as pessoas viajariam por uma semana para São Bernardo motivadas pela história da indústria brasileira. Agora queremos levar esse projeto para toda a região do ABC, atraindo mais pessoas e promovendo o desenvolvimento local”, disse Fernando Bonísio, coordenador do GT Turismo do Consórcio do Grande ABC.
O “turismo industrial”, que agora desponta no ABC paulista, não é uma experiência nova no país. Ele já é realizado – com sucesso – em indústrias de produção de cachaça, de vinho, de utensílios domésticos e até fábricas de chocolate, de norte a sul do país. “O modo de produção desperta a curiosidade do visitante – e não é só isso – a cidade ganha mais um atrativo turístico, a empresa melhora sua imagem e o turista incorpora uma nova atividade ao seu circuito”, afirma o ministro do Turismo, Henrique Alves.
Apesar de ser o carro-chefe, o turismo industrial não é o único atrativo da região. Quem se dispõe a visitar São Bernardo, aproveita para desfrutar um pouco da gastronomia, da cultura, da história e da religiosidade do lugar, e acaba contribuindo para movimentar a economia da cidade.