Chácara Baronesa começa a ser revitalizada
Evento marcou assinatura de contrato para início das obras; Governo Andreense reforçou compromisso na parceria com Estado e União para construção de novas moradias
- Data: 02/09/2013 09:09
- Alterado: 02/09/2013 09:09
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
A área verde de 340 mil m2, que compreende o antigo Haras São Bernardo, hoje chamada de Chácara Baronesa, começa a ser revitalizada a partir da próxima segunda-feira (2). Em evento realizado na manhã deste sábado (31), em parceria com a Administração municipal e governo do Estado, foi firmada a assinatura de contrato de R$ 1,6 milhão para execução da ordem de serviço de revitalização do espaço.
As obras de implementação de estruturas de lazer contemplam ainda a construção e cercamento por muros de bloco de concreto, gradis nas áreas limítrofes, banheiros com acessibilidade, quadra poliesportiva, conjunto de academia ao ar livre, brinquedoteca, playground, e campo de futebol gramado. A conclusão das intervenções está prevista para o mês de dezembro. Uma empresa de segurança também foi contratada para a instalação de bases fixas e profissionais em rondas diuturnamente.
O prefeito Carlos Grana reforçou o compromisso da Administração na construção de moradias para as cerca de 700 habitações do espaço. “É importante dizer para os moradores que ocupam esta área que a partir desta decisão de revitalizar este grande espaço verde, podemos dar o segundo passo, com a certeza da parceria com Estado e União criando um programa habitacional para os que aqui residem. Estamos desenvolvendo diversas ações nesta área, nossa meta de governo inicial era construir 3 mil moradias, passamos para 5 mil e acredito que poderemos chegar em 7 mil nos próximos três anos e meio”, pontuou.
O Secretário de Meio Ambiente do Estado, Bruno Covas, citou todas a melhorias que serão executadas pelo governo estadual, transformando a antiga Chácara Baronesa em um parque. “Este espaço é preservado e metropolitano. Com o anúncio desta ordem de serviço, a partir de agora, acompanharemos sua execução para entregarmos esta revitalização o mais breve possível, que vai beneficiar não só os moradores de Santo André e de São Bernardo do Campo, mas de todo ABC paulista no que será o Parque Baronesa”, completou.
MOBILIDADE
Grana pontuou ainda sobre o anúncio da verba federal para o PAC Mobilidade. “Dentre os projetos aprovados pelo governo junto às prefeituras, teremos a construção do corredor Taióca, que beneficiará inclusive, os moradores da Baronesa. Aqui serão dois corredores que ligarão o futuro monotrilho até o terminal da Vila Luzita. Esta é uma das principais obras da história de Santo André e que vai melhorar infinitamente a nossa mobilidade”.