São Caetano Segurança

CGE de São Caetano completa 3 anos e chega a 143 mil atendimentos

As câmeras são de alta qualidade, compartilhadas com as Forças de Segurança, representadas pelas Polícias Civil e Militar, que também atuam no CCO

  • Data: 21/08/2023 14:08
  • Alterado: 21/08/2023 14:08
  • Autor: Bignardi Junior
  • Fonte: PMSCS
CGE de São Caetano completa 3 anos e chega a 143 mil atendimentos

Centro de Gerenciamento de Emergências de São Caetano completa 3 anos e chega a 143 mil atendimentos

Crédito:Eric Romero / PMSCS

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Caetano do Sul, completou 3 anos no dia 11 de agosto e ultrapassou a marca de 143 mil atendimentos nas áreas de Segurança, Saúde, Defesa Civil e Trânsito.

“O CGE é um ganho imensurável para São Caetano do Sul. Quando o inauguramos, a ideia era concentrar as principais ocorrências de Segurança num único espaço físico, mas percebemos que o equipamento tinha condições de abrigar todas as outras ocorrências da cidade e repassá-las, quase que imediatamente, para as devidas pastas”, avalia o  prefeito José Auricchio Júnior.

O CGE atua com patrulhamento virtual (vigilância eletrônica) 24 horas por dia, 365 dias por ano. Com 400 pontos de videomonitoramento, o município tem uma câmera para cada 405 habitantes, observados em 15 quilômetros quadrados. “Assim, o CGE também recebe ocorrências sobre atendimentos a acidentes (Trânsito), desastres naturais (Defesa Civil) e incidentes domésticos (Saúde). Enfim, toda situação de urgência e emergência que ocorre pode ser monitorada aqui, assim como comportamentos suspeitos”, destaca Auricchio.

As câmeras são de alta qualidade, compartilhadas com as Forças de Segurança, representadas pelas Polícias Civil e Militar, que também atuam no CCO. A estrutura do CGE conta com a presença de operadores da PM, da GCM (Guarda Civil Municipal), da Defesa Civil, da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) e da Saúde.

Programa Segurança 360°

Em 2019, a Prefeitura investiu R$ 15,6 milhões no Programa Segurança 360°, que além das 400 câmeras e do CCO (Centro de Controle de Operações), contempla 44 quilômetros de cabeamento de fibra ótica (somam-se aos 200 km já existentes na cidade), 78 postes, nobreaks, datacenter, sete servidores de gravação de imagens, softwares avançados, computadores, equipe e manutenção dos equipamentos.

Compartilhar:










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados