Centro Universitário Facens apoia campeonato internacional de robótica

Instituição de ensino será sede da disputa de mini-hockey da IRONCup 2021

  • Data: 22/02/2021 09:02
  • Alterado: 22/02/2021 09:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Facens
Centro Universitário Facens apoia campeonato internacional de robótica

Imagem registrada antes da pandemia.

Crédito:Denise Casatti

Você está em:

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, acontece a IRONCup 2021, campeonato internacional de robótica promovido pela Inatel, em parceria com a RoboCore. Equipes de diferentes instituições de ensino do Brasil se uniram a fim de viabilizar a competição deste ano, que acontece no formato remoto, em decorrência da pandemia. O Centro Universitário Facens contribui com a IRONCup sediando a modalidade mini-hockey, categoria idealizada e desenvolvida pela equipe Omegabotz, do Centro Universitário.

A categoria mini-hockey foi lançada em outubro do ano passado, no O Facens Beta Challenge, um campeonato internacional amador e independente promovido pela equipe da Facens. Na ocasião, participaram equipes do Brasil, Equador, México, Uruguai, Índia e Argentina. A instituição de ensino também inaugurou, durante o Facens Beta Challenge, a 2ª arena de Hockey oficial do Brasil.

Além da Facens, A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto Mauá de Tecnologia e a RSM Robótica darão apoio técnico à competição, enquanto a JSumo (Turquia) e a Fujisoft (All Japan Robot Sumo Tournament – Japão) darão apoio na divulgação.

Neste ano, os competidores podem participar de 6 categorias, Futebol VSS, Futebol 2D, Sumô Mini Autônomo, Sumô LEGO, Sumô Mini RC e Mini-Hockey, sendo as três primeiras conduzidas no Inatel e as demais nas instituições parceiras. Ao todo, mais de 200 equipes, de 7 países (Brasil, Bolívia, Malásia, México, Filipinas, Índia e Equador) participarão do campeonato.

De acordo com Ângelo Vieira Júnior, capitão da equipe Omegabotz, as vagas (16 equipes no total) para a modalidade mini-hockey se esgotaram em apenas 3 horas. “Foi maravilhoso ver a aceitação e interesse das equipes por uma categoria tão nova. E será incrível podermos de fato competir desta vez, já que estamos dando apoio e não organizando totalmente o evento”, destaca Ângelo. Além do mini-hockey, o Centro Universitário terá equipes competindo nas categorias, Sumô LEGO e Sumô Mini RC.

Compartilhar:










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados