Cell Broadcast: governo vai adotar sistema de alertas em celulares
Saiba mais sobre o sistema cell broadcast que envia alertas de emergência para smartphones
- Data: 21/05/2024 09:05
- Alterado: 21/05/2024 09:05
- Autor: Redação
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:Envato / Reprodução/Anatel / Edição Beatriz Pereira – Plataformanet
O governo federal pretende lançar o serviço de alertas de emergência cell broadcast ainda neste primeiro semestre de 2024. O sistema tem o objetivo de enviar avisos em situações de risco, como chuvas fortes e alagamentos, por exemplo. Segundo informações do Valor Econômico, a novidade foi apresentada pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Augusto Braun. O anúncio ocorreu durante o evento “G20 no Brasil” nesta última quinta-feira (16) e que tinha como foco as discussões sobre os desafios climáticos nas cidades.
O diretor do Cenad também informou que a adesão do cell broadcast começará por 10 munícipios brasileiros na fase inicial. Porém, os detalhes sobre quais localidades vão receber o sistema ainda não foram divulgadas. De acordo com Armin Augusto Braun, os órgãos de defesa civil estadual e municipal serão os responsáveis pelo conteúdo em texto dos alertas. Portanto, a ampliação do serviço vai depender da capacitação desses profissionais.
Como funciona o cell broadcast?
O cell broadcast é um sistema de alertas que envia mensagens em forma de pop-ups para celulares. Isso significa que a notificação é exibida na tela de maneira sobreposta ao conteúdo que o usuário estiver visualizando no momento. Os avisos do cell broadcast são mandados para todos os smartphones da região de risco determinada com informações sobre qual é a situação de perigo e o local afetado. Desse modo, o serviço possibilita que as autoridades locais possam informar a população rapidamente sobre emergências, como temporais, enchentes, enxurradas, deslizamentos de terra e demais possíveis desastres. Com isso, a utilização do cell broadcast busca prevenir e mitigar as consequências dessas condições climáticas.
Vale lembrar que a Defesa Civil já possui um sistema que envia alertas em SMS para a caixa de entrada das mensagens de texto. Atualmente, também é necessário fazer um cadastro para receber os avisos. Por isso, o cell broadcast se diferencia do serviço atual, uma vez que a tecnologia permite enviar alertas de forma instantânea e sem a necessidade de um cadastro prévio dos usuários. Além disso, é possível mandar mensagens com sinal sonoro semelhante a uma sirene, a depender do tipo de alerta. Dessa forma, o celular irá soar o aviso mesmo se estiver no modo silencioso.
Cell broadcast é um plano antigo do governo
O plano de adoção do sistema de alertas cell broadcast no Brasil está em andamento há algum tempo. Em outubro de 2022, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as operadoras de telefonia móvel aderissem ao novo serviço de avisos. O projeto-piloto coordenado pela Anatel iniciou os testes com o cell broadcast em janeiro de 2023 nos 7 munícipios selecionados. A previsão era de que a tecnologia seria implementada no Brasil até dezembro de 2023. Mas o projeto não evoluiu publicamente desde então.
Outros países como os Estados Unidos e o Japão já utilizam sistemas de alertas com os mesmos recursos. Agora, a possibilidade de implantação do cell broadcast pelo governo federal ganha um novo destaque em meio à tragédia climática no Rio Grande do Sul causada pelas chuvas e enchentes.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.
Fonte: Valor Econômico, Anatel, Canaltech, Tecnoblog, TecMundo