São Caetano Empresas

CDL São Caetano do Sul destaca principais vantagens do Score 2.0

Novo cálculo de Score é mais assertivo e favorece acesso ao crédito para bons pagadores

  • Data: 28/03/2022 11:03
  • Alterado: 17/08/2023 06:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: CDL São Caetano do Sul
CDL São Caetano do Sul destaca principais vantagens do Score 2.0

Alexandre Damasio- Presidente da CDL São Caetano do Sul

Crédito:Divulgação

Desde 2017, a pontuação do Score SPC é utilizada para avaliar o risco de crédito de uma pessoa na concessão de crédito e realização de negócios. Essa pontuação varia de 0 a 1.000 e aponta quais as possibilidades de um perfil pagar as contas nos próximos 12 meses. Quanto maior a pontuação, mais chances o consumidor tem de pagar suas contas em dia e, logo, as chances de crédito também crescem.

Desta forma, a análise de risco de crédito é feita de maneira mais detalhada pelas instituições, que podem ser dos mais diversos setores, como bancos, seguradoras, construtoras, instituições de ensino, etc.

No entanto, recentemente, houve mudanças no cálculo de Score e, agora, o algoritmo favorece os bons hábitos financeiros, ou seja, os bons pagadores podem ter mais vantagens. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Caetano do Sul (CDL SCS) há diversos benefícios, que cada setor pode oferecer para os bons pagadores.

Com a alteração, o Score 2.0 otimizou a inteligência e o peso da pontuação para cada hábito financeiro, como contas pagas em dia, acerto de dívidas, tempo de uso de crédito, etc. Entre as principais mudanças, estão:

– As informações do cadastro positivo representam 62% da pontuação (no Score 1.0 o peso era de 26% da pontuação).

– Dívidas em aberto e regularizadas nos últimos cinco anos respondem por 19% (no Score 1.0 o percentual era de 57%).

“O novo cálculo modernizou o algoritmo, utilizando mais precisamente históricos do cadastro positivo e negativo, assim o score de crédito ficou muito mais assertivo porque busca na sua composição um maior número de dados do consumidor” explica Alexandre Damasio, presidente da CDL São Caetano do Sul.

O principal reflexo da mudança, são as instituições financeiras começarem a disputar os bons consumidores ofertando melhores taxas e juros menores. Com pontuação acima de 700, há uma baixa tendência de inadimplência e alta capacidade de cumprimento das obrigações.

Para Coelho, ter e manter bons hábitos financeiros favorece o acesso ao crédito. “Cada setor pode oportunizar serviços e benefícios para os bons pagadores. Alguns serviços, como as fintechs, utilizam-se do bom Score para ofertar novos produtos ou serviços diferenciados.Será um avanço” finaliza o presidente da CDL São Caetano do Sul.

Compartilhar:

  • Data: 28/03/2022 11:03
  • Alterado: 17/08/2023 06:08
  • Redação
  • CDL São Caetano do Sul









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados