Capital paulista recebe novas doses da vacina contra a Covid-19

Imunizante monovalente (XBB), do laboratório Moderna, estará disponível nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas a partir desta quarta-feira (22)

  • Data: 22/05/2024 07:05
  • Alterado: 22/05/2024 07:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Rotatividade de profissionais da vacinação impacta coberturas

Vacinação

Crédito:José Cruz/Agência Brasil

Você está em:

A cidade de São Paulo recebeu nesta segunda-feira (20), do Governo do Estado, um lote com 135.360 doses do imunizante contra a Covid-19 monovalente (XBB), da fabricante Moderna. As doses estarão disponíveis para a população a partir desta quarta-feira (22) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas.

Essa vacina é uma versão atualizada do imunizante para a subvariante da ômicron.

Na capital, a vacinação contra a Covid-19 ocorre para os grupos prioritários, conforme orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Os instrutivos de vacinação estão disponíveis na página Vacina Sampa.

Calendário nacional de rotina

Conforme novo instrutivo, no calendário nacional de rotina, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que nunca receberam nenhuma dose da vacina contra Covid-19 deverão receber duas doses da vacina monovalente.

Já crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias completamente vacinadas com três doses deverão receber mais uma dose da vacina monovalente Moderna. E crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias imunocomprometidas que nunca se vacinaram, deverão receber o esquema primário de três doses da vacina monovalente Moderna.

Grupos prioritários

Fazem parte do grupo prioritário pessoas com 5 anos ou mais que apresentam maior risco para formas graves da doença. Essa população está apta a receber a dose da vacina monovalente, com indicação a cada seis meses ou anual.

A cada seis meses, podem se vacinar: pessoas com 60 anos ou mais; pessoas imunocomprometidas; gestantes e puérperas.

Anualmente, podem receber a dose: pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; indígenas, quilombolas e ribeirinhos; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidade; pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema de provação de liberdade; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

Caso uma pessoa a partir de 5 anos de idade que não faça parte do grupo prioritário e não tenha sido vacinada anteriormente, poderá receber uma dose da vacina monovalente (XBB).

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBSs Integradas no mesmo horário. A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.

Compartilhar:

  • Data: 22/05/2024 07:05
  • Alterado: 22/05/2024 07:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados