Campanha de vacinação contra gripe começa em Santo André
Imunização será realizada em duas etapas para garantir melhor atendimento aos grupos prioritários
- Data: 10/04/2019 09:04
- Alterado: 10/04/2019 09:04
- Autor: Rafaela Mazarin
- Fonte: Secom-PSA
Crédito:Alex Cavanha/PSA
Começa nesta quarta-feira (10), em todas as unidades básicas de saúde de Santo André, a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) para os grupos prioritários da população. A mobilização nacional ocorre no período que antecede o inverno, época em que a doença tem maior incidência.
Neste ano, o público-alvo é formado por crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores das escolas (públicas e privadas), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A campanha será dividida em duas etapas: entre os dias 10 e 19 de abril serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Após o dia 22, além dos grupos imunizados na primeira etapa, serão vacinados trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Em ambas as etapas, além da imunização, serão atualizadas as carteirinhas de vacinação.
“Com a chegada do outono e inverno as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e com pouca circulação de ar, condições propicias para a contaminação pelo vírus Influenza. A vacinação dos grupos prioritários é de suma importância para evitar as formas mais graves da doença. Em tempos como os atuais, onde infelizmente vemos doenças voltando a circular por falta de adesão à vacinação, temos de incentivar cada vez mais esse gesto. A imunização é individual, mas o benefício é coletivo”, alertou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, dra. Ana Lucia Ferreira Oliveira Meira.
Ao procurar uma unidade de saúde, é importante levar a carteira de vacinação para o registro. No caso dos pacientes com doenças crônicas, além da carteirinha de vacinação, é indispensável levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
Os pacientes que fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem preferencialmente procurar os postos onde já estão cadastrados para receberem a vacina. Caso o local onde regularmente são atendidos não tenha um posto de vacinação, devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, para garantir esse documento com antecedência e evitar filas na hora da vacinação.
Para as pessoas que não fazem parte do grupo prioritário, a orientação é que sejam adotadas medidas simples de prevenção para evitar a doença, como higiene do ambiente, etiqueta respiratória (como cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir), lavagem das mãos com água e sabão e quando possível uso do álcool gel. Tais ações podem prevenir não só a gripe, como outras doenças.
A vacinação ocorrerá em todas as unidades básicas de saúde de Santo André, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No dia 4 de maio (sábado), será realizado o Dia D da campanha.