Caminhão itinerante leva cultura a escolas de Guarulhos
Projeto gratuito aproxima estudantes do ensino público às inovações tecnológicas e ao futuro do mercado de trabalho a partir de setembro.
- Publicado: 03/09/2026 12:55
- Alterado: 03/09/2026 12:55
- Autor: Thiago Antunes
Um caminhão itinerante percorre escolas públicas de Guarulhos a partir do dia 8 de setembro com uma programação imersiva focada no futuro das profissões. O projeto cultural e educativo tem como meta principal atender gratuitamente 9 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio de Guarulhos. A iniciativa mescla desenvolvimento de habilidades socioemocionais, empreendedorismo e inovações digitais.
As atividades integram o programa Ecoarte Container Itinerante nas Escolas, uma realização conjunta do Ministério da Cultura e da NTICS Projetos. O financiamento ocorre via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio master da concessionária GRU Airport.
Como funciona o caminhão itinerante nas escolas
No interior do caminhão itinerante, os alunos do ensino médio acessam primeiramente uma exposição fotográfica dedicada à sustentabilidade ambiental. O espaço abriga seis estações interativas que combinam recursos visuais e tecnologia avançada durante um circuito de 90 minutos de duração.
A jornada de aprendizagem explora temas práticos do cotidiano, como autoconhecimento, comunicação assertiva, cooperação e desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora. Ferramentas de Realidade Virtual auxiliam os jovens a visualizar diferentes carreiras e ampliar o repertório sobre o mundo corporativo.
“Queremos contribuir para que os jovens reconheçam suas habilidades, ampliem suas perspectivas e percebam que existem diferentes caminhos possíveis para o futuro”, afirmou Ana Ernica, diretora administrativa da GRU Airport.
“Ao apoiar uma iniciativa que une cultura, educação, tecnologia e preparação para o mundo do trabalho, a GRU Airport reforça seu compromisso com o desenvolvimento das comunidades que vivem nos arredores do Aeroporto”, completou a diretora.
Atividades extras e formação em artes cênicas
A estrutura física do caminhão itinerante funciona como um polo de apoio para ações externas realizadas nas próprias escolas. Estudantes do ensino fundamental recebem o espetáculo teatral Conhecendo os ODS e participam de oficinas de artes cênicas. O programa destina 4 mil alunos para serem atendidos por essa etapa específica da programação.
Professores e alunos do ensino médio ganham acesso a um workshop de produção cultural desenhado para orientar a captação de recursos via Leis de Incentivo. Uma plataforma online complementar oferece trilhas gamificadas com direito a certificação na conclusão das tarefas.
“A experiência foi criada para democratizar o acesso à arte e à cultura, além de transformar esses temas em atividades práticas e próximas do cotidiano dos estudantes”, explicou Ana Carolina Xavier, CEO da NTICS Projetos.
Caminhão itinerante conecta jovens a oportunidades reais
Durante o circuito pelas unidades de ensino, os adolescentes a partir de 16 anos descobrem os detalhes do programa Jovem Aprendiz da GRU Airport. Os interessados conseguem sinalizar o desejo de participar de futuros processos seletivos diretamente com a equipe do complexo aeroportuário.
Todas as intervenções possuem entrada livre e garantem uma estrutura física adaptada para receber pessoas com deficiência. A organização disponibiliza intérprete de Libras, monitores treinados e sinalização em braile nas ações previstas.
Acompanhe o cronograma completo de visitas nas unidades estaduais de ensino de Guarulhos:
- 08/09: E. E. Jardim Nova Cumbica
- 09/09: E. E. Sebastião Walter Fusco
- 10/09: E. E. Jardim Santa Cecília
- 11/09: E. E. Professor Mario Bombassei Filho
- 14 e 15/09: E. E. Professor Roberto Alves dos Santos e Escola PEI Tomie Otake
- 16/09: E. E. Carmina Mendes Serodio
- 17/09: E. E. Deputado José Storópoli
- 18/09: E. E. Professor Cyro Barreiros
- 21/09: E. E. Profª. Valderice T.M.C. Marchini
- 22/09: E. E. Professora Elisabete Nuccini
- 23/09: E. E. Professor Hélio Polesel
- 24/09: E. E. Professora Zilda Graça Martins de Oliveira
- 25/09: E. E. Francisco Milton de Andrade
- 28 e 29/09: E. E. Professor Milton Cernach
- 30/09: E. E. Francisco Antunes Filho
- 01/10: E. E. Elísio de Oliveira Neves Vereador
- 05/10: E. E. Professor Ary Jorge
- 06/10: E. E. Lydia Kitz Moreira
- 07/10: E. E. José Leme Lopes, Doutor
- 08 e 09/10: E. E. João Luiz de Godoy Moreira
O projeto avança de forma contínua pelo município até o dia 9 de outubro de 2026. O encerramento das atividades do caminhão itinerante marca o esforço contínuo de aproximar o ambiente escolar das exigências do mercado contemporâneo.