Caminhada pela Inclusão dos Autistas em Diadema será no domingo (23/06)
Atividade será no Parque Pousada dos Jesuítas e terá brinquedão inflável, camas elásticas, contação de histórias, serviços e apresentações circense e musicais
- Data: 19/06/2024 11:06
- Alterado: 19/06/2024 12:06
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Igor Andrade Cotrim
A 2ª Caminhada pela Inclusão dos Autistas na Cidade de Diadema está prevista para o próximo domingo (23/06), a partir das 9h, no Parque Pousada dos Jesuítas. Além de reunir pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), familiares, amigos e comunidade para atividades esportivas, culturais e serviços ao ar livre, o evento tem o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de promover cada vez mais a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade em geral.
O público terá à disposição brinquedão inflável, camas elásticas, tapete legos, biblioteca itinerante com contação de histórias sob as árvores, presença de personagens vivos, entre outras atividades recreativas, pipoca e algodão doce gratuitos. Haverá apresentação circense, às 10h, e da banda Tok Batoque, com repertório infantil, às 11h. A caminhada encerrará as atividades e haverá entrega de medalhas aos participantes.
O evento contará ainda com tendas de serviços de instituições como ILIS, Amigas Solidárias, clínicas Labella, Semear, Núcleo ABA e Speranza, APAE, Tranças e MAD, além de Van SOU Diadema (atendimento cartão SOU), Van da Saúde, orientações sobre cartão TEA e serviços assistenciais e Programa Emprega Diadema.
A ação é resultado da parceria entre Prefeitura e do grupo Mães de Autistas de Diadema (MAD).
TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), também conhecido como autismo, é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado pelo desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits de comunicação e na interação social, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados, como balançar as mãos ou o corpo e girar objetos.
Os primeiros sinais podem ser observados pela equipe (médico, enfermeiro ou outro profissional) que acompanha a criança. Verificando e analisando os marcos de desenvolvimento na infância. Caso haja suspeita do diagnóstico ou presença de sinais de alerta, a criança deve ser encaminhada para avaliação especializada.
Evento inicial
A 1ª Caminhada foi realizada em 24 de junho de 2023, na Praça Lauro Michels, e contou com a presença de mais de 300 pessoas.
Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04), a Biblioteca da Inclusão Vila Nogueira sediou roda de conversa promovida pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) e o MAD. No mesmo mês, o Parque Pousada dos Jesuítas também sediou pic nic de conscientização no dia 7 de abril.
Serviço:
2ª Caminhada do Orgulho Autista
23 de junho de 2024, domingo, das 9h às 13h.
Local: Parque Pousada dos Jesuítas. Rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel– Centro.