Câmara de SBC aprova isenção de taxa para doadoras de leite

Aprovado por Acordo de Lideranças na Câmara de São Bernardo, projeto isenta doadoras de leite de taxa em concursos

Câmara de SBC aprova isenção de taxa para doadoras de leite

Crédito: Foto: Arquivo CMSBC / Eloisa Piola

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo aprovou nesta quarta-feira (26), por Acordo de Lideranças, um pacote de proposituras legislativas que abrange isenção de taxas em concursos públicos para doadoras de leite materno, criação de datas comemorativas, homenagens a personalidades e moções de congratulação e pesar.

Entre as matérias deliberadas no plenário, destacam-se projetos de lei focados em incentivo à doação de leite, valorização de categorias profissionais e reconhecimento da trajetória de instituições históricas no município.

Isenção de Taxa para Doadoras de Leite Materno

O principal projeto de lei aprovado na ordem do dia foi o PL nº 164/2025, com emenda modificativa, de autoria da vereadora Nina Braga (PL). A proposta concede isenção total do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos municipais, processos seletivos da Prefeitura e vestibulares promovidos por autarquias ou faculdades municipais para mulheres que sejam doadoras regulares de leite materno em São Bernardo do Campo.

Doação de leite materno Agosto Dourado. Câmara
Elza Fiúza – Agência Brasil

A medida visa estimular o abastecimento do Banco de Leite Humano da cidade, fortalecendo a rede de suporte a recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados nas UTIs neonatais.

Dia do Trabalhador por Aplicativo e Homenagens

O Legislativo são-bernardense chancelou também projetos de resolução e decretos legislativos voltados a datas festivas e honrarias públicas:

  • Dia do Trabalhador por Aplicativo (PR nº 60/2026): De autoria do vereador Gordo da Adega – Josias Paz (PODE), institui a comemoração oficial do “Dia do Trabalhador por Aplicativo” no calendário do município, reconhecendo o papel de motoristas e entregadores na mobilidade e economia urbana;
  • Sessão do Dia do Flashback (PR nº 61/2026): De autoria do vereador Netinho Rodrigues (PODE), autoriza a alteração excepcional do local de realização da sessão solene em homenagem ao “Dia do Flashback” (regulamentada pela Resolução nº 3.486/2024);
  • Medalha João Ramalho (PDL nº 54/2026): Proposta pelo vereador Watanabe (PL), concede a honraria ao maestro Julio César Versolato por sua contribuição à música e à cultura regional;
  • Título de Cidadão São-Bernardense (PDL nº 55/2026): De autoria do vereador Alex Maganha (UNIÃO), concede o título ao Sr. Eduardo Moretti por seus serviços prestados à comunidade.

Moções de Congratulação às Irmãs Palotinas, Rebal e GCM

Fundo Social. Câmara
Divulgação/PMSBC

O Plenário aprovou ainda quatro requerimentos de congratulação e reconhecimento público apresentados pelos parlamentares:

  1. Irmãs Palotinas (Requerimento nº 247/2026): Apresentado pelo vereador Alex Maganha (UNIÃO), congratula a congregação das Irmãs Palotinas pelos 90 anos de atuação em São Bernardo do Campo, marcados pela dedicação à educação, evangelização e formação de gerações;
  2. 55 Anos da Rebal (Requerimento nº 248/2026): Também de autoria do vereador Alex Maganha (UNIÃO), saúda a empresa Rebal pela celebração de seus 55 anos de fundação no município, completados em 19 de agosto de 2026;
  3. Bravura na GCM (Requerimento nº 249/2026): Proposto pelo vereador Watanabe (PL), homenageia os Guardas Civis Municipais de 1ª Classe Mauricio Marcos Melo e Andreia Cristina Gonfinetti Melo por ato de bravura, preparo técnico e compromisso com a segurança pública.

Voto de Pesar pelos Irmãos Felipe e Beatriz

Durante a sessão, o Plenário tomou ciência formal do Requerimento nº 250/2026, de autoria do vereador Léo RR (PODE), que manifestou profundo voto de pesar pelo falecimento precoce dos jovens irmãos Felipe Siqueira de Barros, de 14 anos, e Beatriz Siqueira Barbosa de Barros, de 17 anos, vítimas de acidente rodoviário ocorrido no início da semana.

Resumo dos Projetos Aprovados em 26/08/2026

ProposituraAutoriaObjeto Principal
PL nº 164/2025Verª. Nina Braga (PL)Isenção de taxa em concursos e vestibulares para doadoras de leite materno
PR nº 60/2026Ver. Gordo da Adega (PODE)Institui a comemoração do “Dia do Trabalhador por Aplicativo”
PR nº 61/2026Ver. Netinho Rodrigues (PODE)Excepciona local da sessão solene do “Dia do Flashback”
PDL nº 54/2026Ver. Watanabe (PL)Concede a Medalha João Ramalho ao Maestro Julio César Versolato
PDL nº 55/2026Ver. Alex Maganha (UNIÃO)Concede Título de Cidadão São-Bernardense a Eduardo Moretti
Req. nº 247/2026Ver. Alex Maganha (UNIÃO)Moção de Congratulação aos 90 anos das Irmãs Palotinas
Req. nº 248/2026Ver. Alex Maganha (UNIÃO)Moção de Congratulação aos 55 anos da Rebal
Req. nº 249/2026Ver. Watanabe (PL)Moção de Congratulação por bravura aos GCMs Mauricio e Andreia Melo
Req. nº 250/2026Ver. Léo RR (PODE)Voto de pesar pelo falecimento dos jovens Felipe e Beatriz Siqueira
  • Publicado: 26/08/2026 16:09
  • Alterado: 26/08/2026 16:09
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: Assessoria