São Caetano Cidade

Câmara de São Caetano comemora 75 anos de história

Desde 1949, foram 18 legislaturas, que acolheram 475 mandatos, assumidos por 236 vereadores

  • Data: 03/04/2024 13:04
  • Alterado: 03/04/2024 14:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Câmara Municipal de São Caetano do Sul
câmara-scs

Crédito:Divulgação

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul completa 75 anos de história nesta quarta-feira (3/4). A data é marcada pela posse dos 21 primeiros vereadores da cidade no dia 3 de abril de 1949, após o movimento pela autonomia anos antes.

“Tenho muito orgulho de fazer parte dessa trajetória, com três mandatos parlamentares e inúmeros projetos que contribuíram para uma cidade melhor. E gratidão por ter a oportunidade de presidir em uma data tão simbólica e significativa essa instituição que baliza os debates sobre o desenvolvimento de São Caetano do Sul”, disse o presidente do Legislativo, professor Pio Mielo, 33º comandante da Câmara nesses 75 anos.

“Temos um Poder Legislativo independente, mas com o devido respeito institucional e harmônico entre os demais poderes constituídos”, ressaltou Pio Mielo, ao enfatizar o trabalho realizado pelos homens e mulheres que atuaram e atuam no Legislativo em prol da cidade.

Essa atuação, segundo o presidente, contribuiu para o município alcançar seu atual patamar, sendo o de maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas); o mais sustentável do País, no Ranking de Competitividade dos Municípios, do CLP (Centro de Liderança Pública); o líder no Ranking de Longevidade, do Instituto de Longevidade; e relevante no Prêmio Destaque em Alfabetização, concedido pelo Governo de São Paulo.

Desde 1949, foram 18 legislaturas, que acolheram 475 mandatos, assumidos por 236 vereadores, sendo 16 mulheres.

A primeira sede foi na Rua João Pessoa, número 120. A primeira sessão ordinária da história ocorreu no dia 6 de abril, três dias após a posse dos parlamentares. Na pauta, a elaboração do regimento interno e a eleição das comissões. Entre os projetos dos vereadores naquele início de legislatura estavam melhorias nos serviços de correios e telégrafos, pedido de acordo com hospitais, a construção de um viaduto, regulamentação dos feriados municipais e a realização de concurso para definir o escudo e a bandeira de São Caetano do Sul.

Outros locais também abrigaram o Legislativo, como o Edifício Vitória, na Rua Santo Antônio, e o icônico prédio da Avenida Goiás, número 600, inaugurado em 1961 para funcionar a Prefeitura e a Câmara Municipal, sendo o primeiro da região do Grande ABC construído para essa finalidade. Houve um hiato para a reforma do prédio no final dos anos 2010 e os trabalhos legislativos foram realizados de maneira provisória onde funcionava o antigo Instituto de Ensino de São Caetano do SUL (IESCS), na Rua Amazonas.

Compartilhar:

  • Data: 03/04/2024 01:04
  • Alterado: 03/04/2024 02:04
  • Redação
  • Câmara Municipal de São Caetano do Sul









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados