Câmara de Diadema aprova mudança em concurso para Guarda Civil Municipal
Projeto avalizado em definitivo inclui curso de formação no processo seletivo para ingresso na corporação
- Data: 19/08/2022 16:08
- Alterado: 19/08/2022 16:08
- Autor: Redação
- Fonte: Câmara de Diadema
Crédito:Giovane Santos/CMD
A Câmara de Diadema aprovou na sessão de quinta-feira, 18 de agosto, em segunda votação, projeto do prefeito José de Filippi Júnior que modifica o Estatuto da Guarda Civil Municipal (GCM) e estabelece nova etapa para o concurso público de ingresso na corporação: o curso de formação.
No formato atual do processo seletivo, o treinamento é dado ao candidato já aprovado. Com a mudança, passará a ser a última fase da seleção. O curso terá duração de três meses, período em que o concorrente receberá ajuda de custo equivalente a 70% do vencimento de um guarda de 3ª classe.
A proposta recebeu 16 votos favoráveis e cinco contrários. Uma emenda ao projeto que visava corrigir imprecisão no tempo de duração do curso foi aprovada por unanimidade. “Com a aprovação da proposta, logo sairá o edital e o concurso, que terá como principal novidade a paridade de gênero. Do total de 100 vagas, 50 serão preenchidas por mulheres”, revelou o líder de governo na Câmara, vereador Zé Antônio.
Outros cinco projetos de autoria dos vereadores também receberam o aval da Casa, dos quais três em primeira votação, um em segunda e um em votação única (decreto legislativo).
Destaque para a proposta do presidente da Câmara, vereador Josa Queiroz, que concede a lideranças dos povos ciganos e ativistas dos direitos desse grupo étnico a medalha legislativa Santa Sara Kali. Segundo o projeto, serão homenageados: Dom Jorge Pierozan, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo; Ignez Edite Carneiro, da Pastoral Nômade do Brasil; Ronn Marckes, músico cigano, além de Flavio Nalini e José Daniel Juarez Rolim, lideranças ciganas. A medalha recebeu o nome da padroeira desse povo.
A Câmara também deu aval ao projeto do vereador Lucas Almeida que quer dar a obesos e portadores de fibromialgia (doença que provoca dor crônica e generalizada) a mesma prioridade no atendimento já concedida a idosos, grávidas e pessoas com deficiência em agências bancárias, transporte e repartições públicas municipais. A proposta foi aprovada em segunda votação e, agora, segue para a sanção do prefeito.
Mais informações podem ser obtidos no site www.cmdiadema.sp.gov.br, nos links Ordem do Dia e Projetos Lidos. Acompanhe também nossas redes sociais: Facebook (/camaradediadema) e YouTube (TV CMDIADEMA).