Caçula da seleção brasileira, Thiego Marques estreia no judô na Paralimpíada de Tóquio

Aos 22 anos, judoca do Time Ajinomoto inicia sua participação na noite desta quinta-feira (26), pela categoria até 60 kg B3, no histórico Nippon Budokan

  • Data: 25/08/2021 14:08
  • Alterado: 25/08/2021 14:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Ajinomoto
Caçula da seleção brasileira, Thiego Marques estreia no judô na Paralimpíada de Tóquio

Thiego Marques e Alana Maldonado

Crédito:Ale Cabral: CPB

Você está em:

Mais jovem integrante da seleção brasileira de judô paralímpico, com apenas 22 anos, Thiego Marques, atleta do Time Ajinomoto, inicia sua caminhada nos Jogos de Tóquio nesta quinta-feira (26). A partir das 22h30 (horário de Brasília), ele começa sua participação na categoria até 60 kg B3 (baixa visão), competindo no Nippon Budokan, palco histórico da modalidade, que nasceu justamente no Japão.

Thiego, que atualmente ocupa o 11º lugar no ranking mundial da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos), fará sua estreia na chave enfrentando um atleta da casa, o japonês Takaai Hirai, 19º do mundo. Se vencer o confronto, terá pela frente o líder do ranking nas quartas de final, o romeno Alexandru Bologa. 

Natural de Paraupebas (PA), Thiego, que tem albinismo, começou a praticar o judô aos 12 anos, para socializar e fazer amizades. É um dos grandes nomes da nova geração do judô paralímpico do Brasil e tem marcado presença constante no pódio das competições internacionais desde as categorias de base. Em 2017, ainda juvenil, foi medalha de ouro no ParaPan-Americano juvenil. Em 2020, ficou com o bronze no American Championship, realizado em Montreal, no Canadá.

O atleta do Time Ajinomoto chega para sua estreia paralímpica empolgado por ter conseguido treinar no Instituto Kodokan, fundado em 1882 pelo criador do judô, Jigoro Kano. “Foi a realização de mais um sonho poder treinar no Kodokan, o berço do judô. Foi uma hora poder fazer parte desta história, não tem preço”, afirmou Thiego Marques.

Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atualmente, 32 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.

Compartilhar:

  • Data: 25/08/2021 02:08
  • Alterado:25/08/2021 14:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Ajinomoto









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados