Braskem utiliza robô para manutenção no Polo do ABC
A unidade de Químicos 3 da Braskem, localizada no Polo Petroquímico do Grande ABC, agora utiliza uma nova tecnologia para manutenção de suas instalações
- Data: 22/11/2017 09:11
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: CDN Comunicação
A unidade de Químicos 3 da Braskem, localizada no Polo Petroquímico do Grande ABC, agora utiliza uma nova tecnologia para manutenção de suas instalações. O Robô Hidrojato Automatizado é um equipamento inovador para restauração dos tanques de armazenamento de nafta, garantindo maior produtividade e eficiência no trabalho, e reduzindo os riscos de acidentes com integrantes ou terceiros durante a atividade. Com superfície magnética, o robô fica em contato direto com o tanque e, com um jato de água pressurizado, é capaz de remover toda a sujeira e película de tinta degradada, possibilitando a realização de uma nova pintura do tanque. Resultado: o tempo de realização da restauração foi reduzido em cerca de 30 dias.
“O trabalho superou nossas expectativas em qualidade e produtividade, além de permitir uma redução significativa de custos. A partir de agora todo trabalho de pintura dos tanques no ABC será feito com o robô. Já pensamos em desenvolver uma tecnologia parecida para outros equipamentos, como tubulações”, afirma Leandro Pigatti, responsável pela aplicação dessa tecnologia para as áreas de Manutenção e Confiabilidade nas unidades de São Paulo.