Santo André Cidade

Braskem comemora 45 anos de operações da UNIB 3

Uma das principais unidades industriais do Polo Petroquímico do Grande ABC completa, este mês, 45 anos de atividades. A Unidade de Insumos Básicos (UNIB 3), controlada pela Braskem, maior petroquímica das Américas, foi pioneira no desenvolvimento da indústria química brasileira ao fazer parte da fundação do primeiro complexo petroquímico no país, em Santo André (SP), […]

  • Data: 19/06/2017 13:06
  • Alterado: 16/08/2023 00:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: CDN Comunicação
Braskem comemora 45 anos de operações da UNIB 3

Braskem comemora 45 anos de operações da UNIB 3

Crédito:divulgação

Uma das principais unidades industriais do Polo Petroquímico do Grande ABC completa, este mês, 45 anos de atividades. A Unidade de Insumos Básicos (UNIB 3), controlada pela Braskem, maior petroquímica das Américas, foi pioneira no desenvolvimento da indústria química brasileira ao fazer parte da fundação do primeiro complexo petroquímico no país, em Santo André (SP), em 1972.

A presença da empresa na região do Grande ABC tem sido fundamental para a sua estratégia de negócios, garantindo resultados positivos e contínuo crescimento, além de contribuir com o desenvolvimento econômico local. “O Polo do ABC foi pioneiro no segmento no Brasil. Tivemos que aprender muito. O aprendizado adquirido norteou o desenvolvimento dos demais polos do país. Hoje a atuação da Braskem tem uma visão integrada de todos os negócios e regiões. O Polo também foi determinante para o desenvolvimento socioeconômico do ABC”, comenta Maurício Moreira, integrante da Braskem e um dos funcionários com mais tempo de empresa – contratado em março de 1975.

A unidade é responsável por transformar matérias-primas com origem no petróleo, como a nafta, em produtos químicos básicos – eteno, propeno, butadieno, resinas hidrocarbônicas, entre outros – que depois se tornarão materiais utilizados por diversos segmentos na construção civil, na indústria automotiva, em roupas e calçados, em produtos de higiene e cosméticos, entre outros. Cerca de 85% da produção da unidade é destinada para empresas da região Sudeste, com os principais clientes no mercado de borracha, lubrificantes, tintas e adesivos.

No primeiro trimestre de 2017, a taxa de ocupação da UNIB 3 ficou acima de 95% – de acordo com a média geral das plantas industriais da Braskem em todo o Brasil. No mesmo período, suas operações ajudaram a Braskem a atingir uma produção total de 2,2 milhões de toneladas de petroquímicos básicos no país.

Para Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem, a unidade continua como um diferencial para a empresa e para o setor petroquímico. “É um privilégio e um orgulho operar a mais antiga e uma das principais plantas industriais do Brasil. A indústria petroquímica nacional foi capaz de crescer, fazer a diferença para milhões de brasileiros e construir um legado devido a todos estes anos de atividades e eficiência da planta industrial. Vamos continuar trabalhando para manter esta tradição e fortalecer a parceria e o relacionamento com fornecedores, clientes e comunidade local”, afirma ele.

Compartilhar:

  • Data: 19/06/2017 01:06
  • Alterado: 16/08/2023 12:08
  • Redação
  • CDN Comunicação









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados