Brasil vence Hackathon internacional promovido pela Huawei Cloud no México

Estudantes brasileiros da Universidade de São Paulo desenvolveram solução de automação para o mercado financeiro

  • Data: 15/12/2022 21:12
  • Alterado: 15/12/2022 21:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Huawei
Brasil vence Hackathon internacional promovido pela Huawei Cloud no México

Crédito:Reprodução

Você está em:

A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, promoveu, no final de novembro de 2022, a última etapa do Huawei Developer Competition LATAM. A competição aconteceu na Cidade do México e contou com a participação de mais de 400 estudantes de graduação e pós-graduação da Argentina, Brasil, Equador, Colômbia, México e Peru.

O projeto vencedor foi o da equipe brasileira, formada por quatro jovens estudantes da Poli/USP. Consiste em um robô capaz de avaliar o mercado de ações com base em notícias. Os alunos desenvolveram um mecanismo que interpreta as manchetes de uma API, classifica o tom dessas manchetes entre positivo e negativo e prevê a movimentação de determinada ação no mercado. O robô pode avaliar diferentes ações ao mesmo tempo. No futuro, os estudantes pretendem utilizar as informações do dia anterior para aumentar a acurácia do modelo e incorporar novos tipos de análises.

Cloud Computing e Inteligência Artificial

As equipes participantes do Huawei Developer Competition LATAM puderam optar por desenvolver suas aplicações em quatro categorias: PaaS, Banco de Dados, Enterprise Intelligence e Inteligência Artificial. O projeto da equipe brasileira superou outros 108, todos baseados nas soluções da Huawei Cloud.

O caminho do título brasileiro teve três etapas. Na primeira, todos os participantes enviaram descritivos detalhados do escopo. Apenas 15 equipes seguiram para a fase seguinte, a Hacking Week, uma semana de imersão e mentoria com especialistas da Huawei sobre questões técnicas e comerciais.

Na final, as equipes selecionadas apresentaram seus projetos para os jurados, um time de especialistas liderados por Ma Wei, diretor de Marketing da Huawei Cloud LATAM, que anunciou prêmios de até 15 mil dólares aos vencedores.

“Acredito que nossos principais diferenciais foram a comunicação, as longas horas de prática, a confiança e a nossa ideia inovadora, que impressionou os juízes”, disse Jungeui Choi, 21 anos. Ele e os colegas Lucas Cremaschi, 20, Felipe Souza, 20, e Pedro Antunes, 22 anos, são estudantes de Engenharia Naval da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

“Desde o começo, o processo de brainstorming foi fundamental para a criação de diferentes ideias até chegar a um projeto possível de ser implementado”, comentou Choi. “Além disso, creio que um diferencial do nosso projeto foi apresentar uma solução para um problema real das pessoas, voltada para a área de investimentos. O programa nos proporcionou uma grande experiência e um enorme desenvolvimento técnico”.

Compartilhar:

  • Data: 15/12/2022 09:12
  • Alterado: 15/12/2022 09:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Huawei









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados