Somente 37% dos influenciadores têm essa atividade como única fonte de renda

Levantamento feito pelo Influency.me aponta que o maior desafio das marcas é encontrar o influenciador ideal

  • Data: 07/05/2023 12:05
  • Alterado: 07/05/2023 12:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Somente 37% dos influenciadores têm essa atividade como única fonte de renda

Attractive girl in fashionable outfit creats influence content shows peace sign at smartphone front camera poses for selfie smiles gladfully poses at urban place spends vacation at big city.

Crédito:Divulgação/Freepick

Você está em:

A Influency.me, principal empresa brasileira especializada em Marketing de Influência, acaba de realizar uma pesquisa sobre o segmento junto a influenciadores, agências, assessores e marcas. Principais participantes ativos desse mercado, a pesquisa contou com 400 respostas e demonstra o impacto cada vez maior dos influenciadores.

Em 2022, 28% das marcas afirmam terem investido entre R$ 10 mil e R$ 50 mil em Marketing de Influência. Em 2023, o objetivo de 67% das marcas é aumentar esse investimento anual.

Os dados reforçam que o Brasil ocupa a primeira posição no ranking mundial de países em que o influenciador é mais relevante para a decisão de compra. “O Brasil tem mais de 500 mil influenciadores, número superior à quantidade de engenheiros civis ou dentistas no País. Então, escolher o influenciador ideal para cada campanha e marca é essencial para alcançar os melhores resultados”, explica Rodrigo Azevedo, CEO e fundador da Influency.me. 

Profissionalização do setor

Segundo o levantamento, 63% dos entrevistados afirmam terem um media kit – material com os principais dados de alcance e engajamento do influenciador. Os profissionais que possuem media kit afirmaram atualizar suas informações a cada 15 ou 30 dias. “As oscilações de alcance e engajamento, principalmente no Instagram, podem ocorrer em períodos menores que esse. Então, vale lembrar que as marcas têm a possibilidade de pedir recortes mais recentes aos influenciadores”, complementa Azevedo.

Além disso, somente 37% dos influenciadores têm essa atividade como única fonte de renda. Segundo o levantamento, 21% desses profissionais também têm um trabalho CLT, 19% atuam como freelancer, 13% têm marca própria e 10% trabalham no mercado de afiliados ou com infoprodutos.

Já a criação do conteúdo é feita somente pelo influenciador em 77% dos casos. Apenas 13% dos respondentes afirmam ter uma equipe e 10% dos profissionais contratam terceiros para ajudá-los em ações específicas.

Contratação de influenciadores

Influenciadores considerados micro e meso (entre 10 mil e 500 mil seguidores) são os mais frequentemente contratados pelas marcas, revela a pesquisa. “Isso se deve ao fato de influenciadores maiores cobrarem valores mais altos, além da taxa de engajamento e identificação com perfis menores, muitas vezes, ser maior”, avalia Rodrigo.

De acordo com as agências de Marketing de Influência, 42% dos seus clientes buscam gerar visibilidade à marca. Já o objetivo de 39% das marcas é trazer conversão (vendas, downloads e cliques). Em terceiro lugar, o objetivo de 19% das marcas com o Marketing de Influência é fortalecer seu branding (posicionamento).

Apesar do Marketing de Influência ser muito bem recebido pelo público brasileiro, 53% das empresas que investem nesse segmento em 2022 não utilizam software especializado para gestão. Quando perguntadas sobre os desafios com a estratégia, 58% das marcas destacaram a busca pelo influenciador ideal e 42% indicaram a coleta de métricas.

Essas demandas do setor já podem ser contempladas pela contratação de software especializado, explica Rodrigo Azevedo. “Desenvolvemos o método IMAP (Influencer Marketing de Alta Performance), capaz de fazer o encontro ideal entre marca, objetivo e influenciador. A automatização desse processo e o acompanhamento dos resultados da campanha são necessárias tanto para a marca quanto para o influenciador”, conclui o CEO da Influency.me.

Compartilhar:

  • Data: 07/05/2023 12:05
  • Alterado:07/05/2023 12:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados