Ocidente acusa Rússia de inventar pretexto para agravar conflito
Em declaração conjunta, diplomatas de França, Reino Unido e EUA disseram que as alegações são uma tentativa de criar um pretexto para escalar o conflito
- Data: 25/10/2022 10:10
- Alterado: 25/10/2022 10:10
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
Autoridades ucranianas e de países ocidentais rejeitaram ontem as alegações da Rússia de que a Ucrânia planeja usar uma “bomba suja” – arma projetada para espalhar material radioativo – para que pareça um ataque russo. Em declaração conjunta, diplomatas de França, Reino Unido e EUA disseram que as alegações são uma tentativa de criar um pretexto para escalar o conflito.
“Rejeitamos as alegações falsas da Rússia de que a Ucrânia está se preparando para usar uma bomba suja em seu território“, disseram os chanceleres dos três países. A declaração foi feita depois de acusações feitas pelo ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, aos chefes da mesma pasta dos três países.
De acordo com o resumo das conversas de Shoigu postado pelo Ministério da Defesa russo, ele disse às autoridades ocidentais que estava preocupado com “possíveis provocações da Ucrânia com o uso de uma bomba suja” e observou que a situação no campo de batalha está “se deteriorando rapidamente”.