Mais dois navios, com soja e óleo de girassol, deixam a Ucrânia

Foi o segundo comboio que deixou a Ucrânia apenas nos últimos três dias

  • Data: 08/08/2022 10:08
  • Alterado: 08/08/2022 10:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Mais dois navios, com soja e óleo de girassol, deixam a Ucrânia

O graneleiro com bandeira da Libéria Arizona é visto no porto marítimo de Pivdennyi após reiniciar a exportação de grãos, em meio ao ataque da Rússia à Ucrânia, perto da cidade de Yuzhne, Ucrânia, 8 de agosto de 2022. Serviço de imprensa do Ministério da Autoridade de Portos Marítimos da Ucrânia/via REUTERS

Crédito:Reprodução

Você está em:

Mais dois navios, com 6,6 mil toneladas de óleo de girassol e 11 mil toneladas de soja, deixaram portos das Ucrânia neste domingo 7, segundo o Centro de Coordenação Conjunta, que supervisiona o acordo destinado a tirar cerca de 20 milhões de toneladas de grãos da Ucrânia e levá-los à África, Oriente Médio e partes da Ásia.

Autoridades locais já tinham informado que um comboio de quatro navios, com carregamento de cerca de 219 mil toneladas de milho, havia partido de portos de Odessa, na Ucrânia. Foi o segundo comboio que deixou a Ucrânia apenas nos últimos três dias. As cargas estão saindo também pelo porto de Chornomorsk.

Três outros cargueiros que partiram na sexta-feira (5) passaram nas inspeções e receberam liberação no domingo para passar pelo Estreito de Bósforo, na Turquia, a caminho de seus destinos finais, de acordo com o Centro de Coordenação Conjunta.

Já o navio que deixou a Ucrânia na segunda-feira passada com alarde, por ter sido o primeiro sob o acordo de exportação de grãos, teve a data prevista de chegada postergada, de acordo com um ministro libanês e a Embaixada da Ucrânia.

A liberação das mercadorias ocorre após o acordo que Rússia e Ucrânia fizeram, separadamente, com a Organização das Nações Unidas (ONU). A medida visa aliviar uma possível crise global de fome em meio ao aumento dos preços dos alimentos causado em parte pela invasão russa à Ucrânia.

Compartilhar:

  • Data: 08/08/2022 10:08
  • Alterado:08/08/2022 10:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados