13º Bench Day apresenta e premia Projetos de Sustentabilidade

Jovens talentos com projetos inovadores, seminário com empresas que investem em sustentabilidade, exposição de arte sustentável entre outras atividades serão apresentadas no dia 02/julho

  • Data: 25/06/2015 13:06
  • Alterado: 25/06/2015 13:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Mais
13º Bench Day apresenta e premia Projetos de Sustentabilidade

Crédito:

Você está em:

Que muitas empresas adotam processos verdes você já deve saber. Mas, que elas compartilham o modos operandi com a sociedade em evento anual e até mesmo em livro é novidade, certo? E que jovens desenvolveram aplicativos para controle de consumo da água potável, você sabia? Esses e outros projetos de sustentabilidade serão apresentados e premiados durante o 13º Bench Day, dia 2 de julho entre 9h e 18h30, em São Paulo.

Serão atividades simultâneas, gratuitas e abertas ao público durante o dia inteiro. As pessoas poderão conferir uma exposição de arte sustentável; seminário com 28 empresas como Sabesp, Casa da Moeda, Avon, Aurora Alimentos; os aplicativos para celular que controlam o consumo de água e happy hour com stand up comedy. A partir das 19h, haverá a solenidade de premiação das empresas e estudantes por suas 45 inovações verdes e exemplos de boas práticas socioambientais com presença de nomes consagrados da sustentabilidade como José Goldemberg (Presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fecomercio), Mário Mantovani (SOS Mata Atlântica), Denner Giovanini (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres), entre outros.

O encontro anual faz parte do Programa Benchmarking Brasil que, desde 2003, vem unindo pessoas de todas idades e diferentes setores na discussão pela sustentabilidade no País. O objetivo é divulgar Exemplos que educam e Práticas que transformam. Ao todo, o Programa já reconheceu 339 casos de boas práticas de sustentabilidade, 36 projetos de inovações verdes, além das obras artísticas e homenagens a pessoas que fazem a diferença nessa área.

A grande novidade deste ano é a inclusão do público jovem nesse grande movimento de valorização das boas práticas sustentáveis junto a sociedade. O Hackathon Mais da Sustentabilidade incentiva e reconhece o talento de jovens designers e programadores que com seus aplicativos ajudam a construir uma nova consciência e cultura em relação aos desafios socioambientais de nossa época. Em parceria com cursos de TI (Tecnologia da Informação) das universidades Anhembi Morumbi e Uninove, a primeira edição do Hackathon MAIS selecionou cinco projetos de alunos que desenvolveram aplicativos de controle hídrico, dando suporte ao uso racional da água.

Este ano, foram selecionados 45 bons exemplos de empresas, jovens, além de artistas plásticos e artesãos, e personalidades engajadas que foram reconhecidos por suas práticas de sustentabilidade. Entre eles estão 11 iniciativas de Recursos Hídricos (25% do total).  Ao final do dia, será apresentada a classificação (ranking) de todos estes bons exemplos que serão certificados como “Benchmarking em sustentabilidade” este ano. Também teremos o lançamento o terceiro volume do livro BenchMais com a presença de nomes consagrados da sustentabilidade como José Goldemberg, Mário Mantovani, Denner Giovanini, entre outros.

TERCEIRO VOLUME DO LIVRO BENCHMAIS – AS MELHORES PRÁTICAS DA GESTÃO SOCIOAMBIENTAL BRASILEIRA
Livro traz a visão e o pensamento de mais de 20 nomes consagrados da sustentabilidade, e o resumo de mais de 300 das melhores práticas de organizações dos três setores (Público, Privado e ONGs), em gestão socioambiental desenvolvidas no país. São exemplos concretos que indicam caminhos e soluções para quem quiser aplicar esses modelos em seus negócios. É gestão do conhecimento aplicado para desenvolver a inteligência coletiva em sustentabilidade.

 Com toda essa problemática de falta de água no País, o novo livro apresenta cerca de 40 casos de sucesso em recursos hídricos e que contam exatamente o que funcionou e como se inspirar na busca por soluções nessa área. 

É uma obra de gestão e consulta, um rico acervo de conhecimento socioambiental aplicado a disposição de quem trabalha ou se interessa por sustentabilidade.  A exemplo das edições anteriores, parte da tiragem será distribuída gratuitamente para bibliotecas de escolas profissionalizantes e universidades

MAIS JOVENS TALENTOS NESSA SEARA
Criado em 2012, o Benchmarking Junior já reconheceu e compartilhou mais de 36 projetos inovações verdes de jovens talentos brasileiros. Em parceria com as escolas técnicas profissionalizantes ETEC, SENAI e IFSP, o programa apresenta o Ranking dos melhores projetos de sustentabilidade de alunos do nível médio de cursos técnicos.  Este ano, durante o Bench Day serão conhecidos os cinco projetos selecionados que vão desde antibiótico natural de grama passando por flocantes no tratamento de água até um sistema elétrico para cadeira de rodas.

SERVIÇO:
Bench Day, um dia pelo avanço da sustentabilidade no Brasil
Data: 2 de julho (quinta-feira)
Horário: das 9h às 18h30 (solenidade de certificação entre 19h e 21h30)
Local: Auditório do TRF 3ª região
Endereço: Av. Paulista, 1842 – 25º andar – Torre Sul

O EVENTO É GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO E TERÁ VÁRIAS ATIVIDADES SIMULTÂNEAS:
– alunos universitários mostrando cinco aplicativos diferentes para celular que fazem o controle de consumo de água;
– exposição de obras de arte que expressam a luta pela preservação do meio ambiente;
– seminário com apresentação de 28 cases reais de sustentabilidade de várias áreas como gestão hídrica (11 deles). Entre as empresas estão SABESP, Avon, Ambev, Casa da Moeda e Aurora Alimentos.
– Solenidade de premiação dos 28 cases de empresas e 10 projetos de estudantes entre universitários e cursos técnicos;
– Lançamento do terceiro volume do livro BenchMais, as melhores práticas da gestão socioambiental brasileira.
– Presença de grandes nomes da sustentabilidade no Brasil como José Goldemberg (Presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fecomercio), Mário Mantovani (SOS Mata Atlântica), Denner Giovanini (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres), entre outros.
– Presença dos jurados como Google e Intel.

SOBRE O PROGRAMA BENCHMARKING BRASIL
Em 12 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT, e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 12 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha.
Inscrições para o público no site: http://benchmarkingbrasil.com.br/fale-conosco/

Compartilhar:

  • Data: 25/06/2015 01:06
  • Alterado: 25/06/2015 01:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Mais









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados