Brasil goleia Bolívia e Neymar supera Pelé em estreia nas Eliminatórias da Copa

Com o recorde, Neymar agora tem 79 gols, 58 assistências em 125 jogos com a camisa verde e amarela. Pelé havia balançado a rede 77 vezes em 91 jogos

  • Data: 09/09/2023 00:09
  • Alterado: 09/09/2023 00:09
  • Autor: Gabriel de Jesus
  • Fonte: ABCdoABC
Brasil goleia Bolívia e Neymar supera Pelé em estreia nas Eliminatórias da Copa

Crédito:Reprodução/Twitter

Você está em:

Apaixonados por futebol em todo Brasil, marquem o dia oito de setembro de dois mil e vinte e três como um dia histórico para mais um talento do futebol brasileiro. Neymar da Silva Santos Júnior marcou duas vezes na vitória de 5 a 1 diante da Bolívia, na estreia da seleção brasileira pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026, no estádio Mangueirão em Belém-PA, e se tornou o jogador com mais gols pela seleção brasileira.

Com o recorde, Neymar agora tem 79 gols, 58 assistências em 125 jogos com a camisa verde e amarela. Pelé havia balançado a rede 77 vezes em 91 jogos.

Neymar tem consigo, desde 2014, a responsabilidade de trazer a nossa seleção a sexta estrela no peito. Na última Copa mais experiente e maduro, superou lesões e esteve mais preparado para levar o Brasil a tão sonhada conquista, mas infelizmente parou diante da Croácia. Mesmo em meio às críticas – algumas delas com certa razão – o camisa 10 viveu momentos difíceis. A estressante transação do Paris Saint-Germain para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, onde não pode inclusive estrear no time comandado por Jorge Jesus porque se recuperava de lesão.

O Brasil comandado agora por Fernando Diniz teve facilidade em entender a metodologia de jogo pedida pelo professor. A preservação da posse de bola, encurtando os espaços e buscando encurralar o adversário foi a estratégia que nossa seleção conseguiu desfilar seu futebol e golear. Aos 23 minutos do primeiro tempo, Rodrygo abriu o placar. Raphinha recebeu um ótimo passe de Danilo dentro da área, bate, o goleiro Viscarra defende. Na sequência a bola bateu em um defensor boliviano e sobrou para o camisa 11 colocar pra dentro do gol. 1 a 0 para o Brasil.

Aos 27, Neymar após disputa de Richarlison, pegou de canhota e arriscou por cima do gol. Com meia hora de jogo já percebia-se claramente conceitos do Diniz em campo, como agrupamento de jogadores próximo da bola, o recuo de Casemiro para fazer a saída de três, exceto as laterais que foi percebido alguma dificuldade.

Aos 33 foi a vez de Raphinha finalizar e o goleiro Viscarra defender. Com 40 minutos Neymar quase fez um golaço, parecido com o que ele fez contra a Croácia na Copa do Catar. Ele saiu do lado esquerdo do campo, quase na altura da linha divisória, puxou pro meio, passou no meio de dois zagueiros, acelerou e invadiu a grande área, driblou mais dois jogadores e ficou frente a frente com o goleiro, que desviou pela linha de fundo.

O Brasil ainda teve oportunidades de ampliar com Rodrygo aos 42 e Renan Lodi aos 45, mas não teve nada além de ir para o intervalo com 1 a 0 no placar. No segundo tempo, logo aos 7 minutos, Rodrygo marcou de novo. Ele recebe ótimo passe de Bruno Guimarães e sai em grande condição para bater na saída do goleiro. 2 a 0 para a seleção canarinha.

E aí aos 15 minutos do segundo tempo foi o momento do gol recorde. Neymar após uma tentativa de drible do Rodrygo, bateu e ampliou o placar. Festa no estádio Mangueirão e recorde para o camisa 10 brasileiro. E óbvio que para superar a marca do Rei ele não perdeu a oportunidade de homenageá-lo com o famoso soco ao ar, comemoração feita por Pelé na Copa de 58.

Aos 24 minutos, Diniz mexeu: entraram Caio Henrique na lateral-esquerda em uma noite pouco inspirada de Renan Lodi e Bruno Guimarães, que fez uma grande partida, deixou o gramado para a entrada de Joelinton.

Pouco tempo depois das substituições, Ábrego encheu o pé e acertou o ângulo do goleiro Ederson, marcando um golaço para os bolivianos aos 32 minutos. Mas aos 34 o Brasil já mostrou uma reação com uma bola no travessão após um chute colocado de Neymar.

Na parte final do jogo, Rodrygo saiu para a entrada de Gabriel Jesus.

Aos 47 minutos para fechar a conta, Neymar, após cruzamento de Raphinha bateu e contou com a colaboração do goleiro Viscarra. 5 a 1 para o Brasil com um chocolate e com uma vitória para trazer esperança ao torcedor.

A seleção de Fernando Diniz atuou com brilhantismo, fez sua parte na estreia e Neymar sendo protagonista da equipe, mostrando aos críticos a necessidade em se manter no time sendo participativo em gols, assistências e liderança dentro de campo.

O Brasil na próxima terça-feira encara o Peru em Lima, às 23h00 (horário de Brasília).

Compartilhar:

  • Data: 09/09/2023 12:09
  • Alterado:09/09/2023 00:09
  • Autor: Gabriel de Jesus
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados