Bottas se aproveita de punições a Hamilton para vencer a corrida
Inglês já conta com 10 pontos na carteira, a apenas dois de ser suspenso
- Data: 27/09/2020 15:09
- Alterado: 27/09/2020 15:09
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Steve Etherington for Mercedes-Benz Grand Prix Ltd
Se todo mundo esperava que Lewis Hamilton (Mercedes) igualasse o recorde de Schumacher de 91 vitórias no GP da Rússia deste domingo (27), não foi dessa vez. O vencedor do dia foi Vatteri Bottas (Mercedes), que se aproveitou dos erros dos adversários para assumir a ponta e levar a corrida.
Na largada, Verstappen (RBR) vacilou e cedeu a segunda posição para Bottas, que largou bem e quase conseguiu tomar a dianteira do companheiro de equipe, utilizando-se do vácuo e se aproveitando do desenho da pista, mas Hamilton defendeu bem sua posição. Logo na primeira volta, duas batidas, e dois abandonos: Sainz (Mclaren) e Stroll (Racing Point). Safety Car na pista.
A relargada foi dada na volta de número seis e o inglês manteve-se na primeira posição. Porém, ele estava sendo investigado e logo saiu a punição, ou melhor, as punições, foram duas, de 5s no pit stop cada, por treinar largadas em local inapropriado. Hamilton apertou o ritmo para aumentar a vantagem o quanto pudesse para cumprir as punições, mas ainda assim não foi suficiente e a corrida para ele passou a ser de recuperação, pois voltou à pista apenas na 11ª colocação. O britânico ficou estressado com a equipe, pois achou que a parada foi feita muito cedo, e discutiu no rádio.
Com o pagamento das punições de Hamilton, Bottas ficou na primeira posição, e apenas controlou o resultado até o final, com direito a ponto extra pela volta mais rápida da competição.
Ainda houve mais uma entrada do Safety Car, desta vez virtual, após Grosjean atropelar o isopor na pista, mas dessa vez a entrada foi rápida, e não trouxe nenhuma mudança no grid.
No fim da corrida, Verstappen tentou apertar o ritmo para se aproximar de Bottas, que, tranquilo, controlou bem a distância entre os dois. Hamilton ainda conseguiu um lugar no pódio terminando na terceira colocação. Sérgio Perez (Racing Point) fez uma ótima corrida e terminou na quarta posição. Ricciardo (Renault) veio em quinto, seguido por Leclerc (Ferrari) em sexto, e Ocon (Renault) em sétimo. Completaram a zona de pontuação as duas AlphaTauri, Kvyat e Gasly, e Albon (RBR), que fez corrida apagada e terminou apenas em décimo.
A Fórmula 1 agora faz mais uma parada de 15 dias, voltando com o GP de Eifel, na pista de Nürburgring, Alemanha, dia 11 de outubro.
CURIOSIDADES
– Foi a segunda vitória de Bottas na pista de Sochi. Na outra ocasião, o finlandês também largou da terceira posição para vencer a corrida;
– Com as punições de hoje, Hamilton acumula 10 pontos na carteira, a apenas dois de ser suspenso por uma corrida;
– Com a vitória de hoje, Bottas diminuiu a diferença de pontos para Hamilton no campeonato para 44, indo para 161 pontos contra 205 do inglês. Verstappen mantém a terceira colocação com 128 pontos;
– A Renault chegou a 99 pontos em 10 corridas no campeonato de construtores, uma pontuação mais alta que na última temporada completa;
– Durante a corrida, a Renault enviou uma mensagem no rádio para Ocon deixar Ricciardo passá-lo, por estar em ritmo mais rápido, o australiano até conseguiu a ultrapassagem em Vettel, que Ocon não estava conseguindo, mas sofreu uma punição de 5s e perdeu a posição;
– Ao vencer a corrida, Bottas desabafou sobre os críticos, e “agradeceu” a eles com palavrões.
CLASSIFICAÇÃO
- Bottas (Mercedes)
- Verstappen (RBR)
- Hamilton (Mercedes)
- Perez (Racing Point)
- Ricciardo (Renault)
- Leclerc (Ferrari)
- Ocon (Renault)
- Kvyat (AlphaTauri)
- Gasly (AlphaTauri)
- Albon (RBR)
- Giovinazzi (Alfa Romeo)
- Magnussen (Haas)
- Vettel (Ferrari)
- Raikkonen (Alfa Romeo)
- Norris (Mclaren)
- Latifi (Williams)
- Grosjean (Haas)
- Russell
FORA
Stroll (Racing Point)
Sainz (Mclaren)
Volta mais rápida: Bottas
Piloto do dia: Verstappen
Circuito de Sochi, Rússia