Bom Prato Inverno oferece caldos quentes em 64 unidades de SP

Iniciativa do Bom Prato Inverno reforça atendimento durante a Operação Inverno e amplia o acolhimento à população em situação de vulnerabilidade social nos dias de baixas temperaturas

Crédito: Divulgação/Governo de SP

Com a chegada das temperaturas mais baixas no estado, o Programa Bom Prato iniciou nesta segunda-feira (22) mais uma edição da ação Bom Prato Inverno. A iniciativa garante a oferta de caldos quentes em 64 unidades que contam com serviço de jantar, ampliando o suporte alimentar e o acolhimento à população em situação de vulnerabilidade social durante o período mais frio do ano.

A medida integra a Operação Inverno, realizada até 22 de setembro, e busca complementar as refeições noturnas servidas pela rede de restaurantes populares. Além de ajudar no aquecimento corporal, os caldos contribuem para a hidratação e para uma alimentação equilibrada dos frequentadores.

Acolhimento além da alimentação

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, a proposta vai além da oferta de refeições. As unidades participantes permanecem abertas para receber os usuários em ambientes preparados para proporcionar conforto térmico, proteção e bem-estar nos dias de frio intenso.

De acordo com a diretora da Diretoria de Combate à Fome (Dicof), Rita Dalmaso, a ação reforça o compromisso do Estado com a segurança alimentar e a dignidade da população que mais necessita de apoio durante o inverno.

Mais de 1 milhão de caldos servidos em 2025 com o Bom Prato Inverno

A iniciativa chega à segunda edição após registrar ampla adesão no ano passado. Em 2025, foram distribuídos mais de 1,1 milhão de caldos nas unidades participantes, demonstrando a importância da ação para milhares de pessoas atendidas diariamente pelo programa.

O resultado fortalece o papel do Bom Prato como uma das principais políticas públicas de combate à fome e promoção da segurança alimentar no estado.

Grande ABC está entre as regiões atendidas

Na Região Metropolitana de São Paulo, diversas unidades participam da ação, incluindo os restaurantes populares de Santo André, Vila Luzita e São Bernardo do Campo. Também recebem os caldos quentes unidades localizadas em municípios como Osasco, Guarulhos, Suzano, Mogi das Cruzes, Cotia, Carapicuíba, Itaquaquecetuba e Taboão da Serra.

A ação ainda contempla restaurantes da capital paulista, cidades do interior e municípios do litoral.

Rede amplia alcance em todo o estado

Atualmente, o Bom Prato conta com 71 unidades fixas, quatro refeitórios e 48 caminhões do Bom Prato Móvel, que atendem 53 pontos de distribuição em 42 municípios paulistas. Ao todo, a rede alcança 128 localidades.

Desde o início da atual gestão estadual, foram inauguradas 26 novas estruturas, entre unidades fixas, refeitórios e caminhões móveis, ampliando a capacidade de atendimento à população.

Refeições acessíveis

As refeições do programa são subsidiadas pelo Governo do Estado de São Paulo. O almoço e o jantar são vendidos por R$ 1, enquanto o café da manhã custa R$ 0,50 nas unidades que oferecem o serviço.

Os cardápios incluem arroz, feijão, proteína, guarnição e fruta, garantindo uma alimentação balanceada a preços acessíveis para a população de baixa renda.

  • Publicado: 22/06/2026 17:45
  • Alterado: 22/06/2026 17:45
  • Autor: Suzana Rezende
  • Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social