Blitz na via Dutra celebra 18 anos da Lei Seca em SJC

A força-tarefa na Rodovia Presidente Dutra celebrou os 18 anos da Lei Seca com foco na conscientização de motoristas

Crédito: Divulgação

Em comemoração aos 18 anos da promulgação da Lei Seca no Brasil, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio do programa EducaMob, integrou uma força-tarefa de fiscalização e conscientização viária na última sexta-feira (19). A ação conjunta ocorreu no quilômetro 149 da pista marginal da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), resultando na abordagem e vistoria de mais de 60 veículos.

A blitz unificou os esforços institucionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dos agentes de Mobilidade Urbana municipais e da Concessionária CCR RioSP, concessionária responsável pela administração do trecho rodoviário.

Ações de Fiscalização e Educação Coordenada

Lei Seca
Divulgação

O principal objetivo da operação foi equilibrar as penalidades de trânsito de rotina com o diálogo pedagógico direto sobre os perigos letais da combinação entre o consumo de bebidas alcoólicas e a condução de veículos automotores.

Os motoristas interceptados durante o bloqueio policial passaram pelos procedimentos regulamentares de segurança:

  • Verificação de documentos obrigatórios do veículo e do condutor;
  • Aplicação do teste do etilômetro (bafômetro);
  • Distribuição de panfletos informativos focados nas diretrizes de direção segura.

A integração entre os órgãos das esferas municipal, estadual, federal e a iniciativa privada foi apontada pelas corporações como o modelo mais eficiente para coibir a imprudência em pontos críticos de tráfego rodoviário e urbano.

Repercussão Entre os Condutores

Lei Seca
Divulgação

Para os motoristas que circulam diariamente pela rodovia, a abordagem foi recebida de forma positiva, sobretudo pelo viés de orientação. A motorista de aplicativo Izilene Costa, de 40 anos, moradora da região leste da cidade e que exerce a profissão há três anos, relatou que foi sua primeira experiência em uma operação integrada com tantas forças de segurança:

“Comigo está tudo em dia. Achei bacana esta iniciativa de não apenas fazer a abordagem de rotina, mas também trazer a parte de educação no trânsito.”

Sancionada originalmente em 2008, a Lei Seca (Lei nº 11.705/2008) alterou o Código de Trânsito Brasileiro para estabelecer tolerância zero para a concentração de álcool no sangue de condutores, consolidando-se como um dos principais mecanismos de redução de acidentes e preservação de vidas no sistema de mobilidade do país.

  • Publicado: 20/06/2026 11:35
  • Alterado: 20/06/2026 11:35
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: PMSJC