Bienal do Livro exibe teaser de longa sobre Carolina Maria de Jesus

Bienal do Livro recebe encontro sobre filme de Carolina Maria de Jesus, com debate sobre sua trajetória, legado literário e adaptação para o cinema

Bienal do Livro exibe teaser de longa sobre Carolina Maria de Jesus

Crédito: Divulgação

O filme sobre Carolina Maria de Jesus terá uma ação especial na Bienal do Livro, em São Paulo, no dia 5 de setembro, das 15h15 às 16h, na Arena da Bienal. A programação contará com uma conversa sobre a memória, o legado e a importância da escritora, além dos desafios envolvidos na adaptação de sua história e obra para o cinema. Durante o encontro, também será exibido, em primeira mão, o teaser do longa-metragem.

A mesa reunirá Maria Gal, que interpreta Carolina e também atua como uma das produtoras do filme; Vera Eunice, filha de Carolina Maria de Jesus e atriz da produção; Clayton Nascimento, ator e preparador de elenco; e Conceição Evaristo, escritora e um dos principais nomes da literatura afro-brasileira, que também participa do elenco. A mediação ficará a cargo da jornalista e apresentadora Adriana Couto.

Longa adapta obra de Carolina Maria de Jesus

Dirigido por Jeferson De, com roteiro de Maíra Oliveira, o filme tem produção de Clélia Bessa e Maria Gal e produção associada de Cris Arenas, Rosane Svartman e Sara Silveira. O longa é uma adaptação de Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, obra de Carolina Maria de Jesus.

A produção aborda aspectos menos conhecidos da autora, incluindo seus afetos, desejos, vaidade, maternidade e consciência política. Trechos de seus diários servem como base para uma trama que acompanha o período entre a escrita do livro e sua publicação.

Além dos protagonistas, o elenco reúne Raphael Logam, Clayton Nascimento, Liza Del Dala, Carla Cristina Cardoso, Ju Colombo, Caio Manhente, Jack Berraquero, Fabio Assunção, Alan Rocha, Thawan Lucas e grande elenco.

O filme é produzido pela Move Maria, Raccord Produções e Buda Filmes, com coprodução da Globo Filmes, produção associada da Dezenove Som e Imagem e distribuição da Elo Studios.

Produção recria Favela do Canindé dos anos 1950

As filmagens foram realizadas no Rio de Janeiro, em locais como a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no bairro do Recreio dos Bandeirantes, e os Estúdios Quanta Rio de Janeiro.

Nos estúdios, a equipe de arte, liderada por Billy Castilho, reproduziu a Favela do Canindé dos anos 1950 em um cenário com mais de 400 m². A estrutura recebeu ainda dois painéis de LED, com dimensões de 12×5 metros e 4×3 metros.

Os telões exibiram diferentes imagens, alternando entre o horizonte de São Paulo e outras perspectivas da Favela do Canindé. O recurso contribuiu para ampliar a profundidade e o realismo do cenário. Somados, a favela cenográfica e os painéis de LED ocuparam mais de 700 m².

Filme tem reconhecimento internacional

Ainda em fase de pós-produção, Carolina de Jesus tem lançamento previsto para 2027. Neste ano, a produção conquistou reconhecimento internacional ao participar do Goes to Cannes, iniciativa realizada no âmbito do Marché du Film, mercado oficial do Festival de Cannes.

O projeto brasileiro esteve entre apenas três filmes de diferentes partes do mundo contemplados com um prêmio de mercado. A conquista reforça a força cinematográfica da produção e o potencial internacional da história de Carolina Maria de Jesus.

A participação na Bienal do Livro será uma oportunidade para o público conhecer mais sobre o processo de criação do longa e acompanhar, em primeira mão, imagens da produção.

Daniela Penatti

  • Publicado: 28/08/2026 16:40
  • Alterado: 28/08/2026 16:40
  • Autor: Daniela Penatti
  • Fonte: Assessoria