ABC Evento

BibliON e Museu das Favelas participam da 3ª edição da PerifaCon

Em 30 de julho, instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo marcam presença nesta grande convenção de cultura geek das favelas

  • Data: 27/07/2023 13:07
  • Alterado: 27/07/2023 13:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
BibliON e Museu das Favelas participam da 3ª edição da PerifaCon

Crédito:Divulgação

A BibliON e o Museu das Favelas marcam presença na 3ª PerifaCon 2023, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, zona Leste de São Paulo, das 10h às 22h. O encontro é gratuito e tem como objetivo fomentar a cultura pop, geek e quadrinhos nas periferias de São Paulo. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos deve ser feita através deste link

A BibliON, biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo, celebrou seu primeiro aniversário recentemente e, durante a PerifaCon, estará presente com um aconchegante “lounge” localizado no “jardim” do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Esse espaço será dedicado ao descanso e à leitura, com cadeiras confortáveis e estações de carregamento para celulares. O objetivo é permitir que o público conheça os benefícios do APP da BibliON, contando com o suporte de profissionais disponíveis para fornecer explicações e até mesmo ensinar a realizar buscas por livros que se conectem com seus interesses. Além disso, uma ação de fotografia 360º será realizada, possibilitando que os convidados interajam uns com os outros e divirtam-se ao criar poses e tirar fotos criativas juntos. 

O Museu das Favelas, com a proposta de manter o museu em movimento, fará a ativação institucional expositiva na convenção nerd das quebradas. Os visitantes encontrarão, no segundo andar do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, a exposição que consiste em painéis que trazem textos, vídeos, imagens e poesias sobre o processo de criação do Museu das Favelas. Durante o evento, terá folhetos informativos sobre o museu, além de uma equipe representando cada uma das áreas criando conexões entre os participantes do evento e a construção do Museu das Favelas. 

Além da BibliON e do Museu das Favelas, outras marcas estarão presentes, como Warner Bros., Netflix, Unicef, Ambev Tech, Kwai, Spcine, iFood, Turma da Mônica, SMC, Kenner, e Shoppee. A finalidade dessas parcerias é levar um espetáculo de entretenimento a uma das maiores comunidades da capital paulista, possibilitando ao público acesso à cultura pop no geral.
 Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes na segunda edição do evento, realizada em julho de 2022, e foi um verdadeiro show de entretenimento e sucesso de público. Em 2023, a convenção espera receber mais de 15 mil visitantes. 

Dentro da programação da terceira edição, estão previstos painéis com mesas, exposições e debates, podendo receber 400 pessoas, além de um concurso de cosplay, sala de games & dev’s , um amplo espaço para o Beco dos Artistas e lojas editoras, e por fim, atrações musicais. Em breve, a programação estará no site e nas redes sociais. 

A cultura pop foi incorporada a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, abrindo espaço para um universo de oportunidades. A 1ª e 2ª PerifaCon foram realizadas, na Fábrica de Cultura Capão Redondo e na Fábrica de Cultura Brasilândia, respectivamente. “Muitas Fábricas de Cultura estão localizadas nas regiões periféricas para fazer arte, cultura na periferia para periferia, pela periferia. Caracterizadas pelo uso de tecnologias como realidade virtual, cursos de drones, programação de games, une artistas e tecnologia. A cultura nos transforma em gente. Estamos felizes em participar com a BibliON, cujo acervo de livros para universo da cultura pop e fantasia é forte, e com o Museu das Favelas, em 2023, que venham outras edições da PerifaCon”, destaca Marília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. 

Serviço:

3ª edição da PerifaCon

Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes 

Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6900 – Jardim São Paulo (Zona Leste) – São Paulo – SP

Data: Domingo, 30 de julho de 2023
Horário: Das 10h às 22h

Recomendação etária: Livre

Atividade gratuita, retirada dos ingressos deve ser feita através deste link

BibliON na PerifaCon

Dia: 30 de julho

Horário: 10h às 22h

Local: No Deck do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6900 – Conjunto Habitacional Sítio Conceição, São Paulo – SP, 08490-000. 

Museu das Favelas na PerifaCon

Dia: 30 de julho

Horário: Das 10h às 22h

Local: 2° andar do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6900 – Conjunto Habitacional Sítio Conceição, São Paulo – SP, 08490-000

Compartilhar:

  • Data: 27/07/2023 01:07
  • Alterado: 27/07/2023 01:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados