Brasil - Mundo Música

Betway faz levantamento da origem dos artistas mais escutados do Spotify

Existe uma lista com os 100 artistas mais escutados no Spotify, e a variedade não é apenas de categoria e estilos musicais. Um levantamento da Betway mostrou que a origem desses músicos é bem variada, apesar de uma predominância dos Estados Unidos. Uma prova de que o gosto musical das pessoas está cada vez mais […]

  • Data: 23/03/2023 08:03
  • Alterado: 19/08/2023 12:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Betway
Betway faz levantamento da origem dos artistas mais escutados do Spotify

Crédito:Unsplash

Existe uma lista com os 100 artistas mais escutados no Spotify, e a variedade não é apenas de categoria e estilos musicais. Um levantamento da Betway mostrou que a origem desses músicos é bem variada, apesar de uma predominância dos Estados Unidos. Uma prova de que o gosto musical das pessoas está cada vez mais diverso, abrindo espaço para artistas da Europa, da América do Sul e de outras regiões. Algo positivo para quem gosta de música e de conhecer estilos novos e diferentes.

Na lista feita pelo blog Betway Insider, estão artistas como Lady Gaga, Daddy Yankee, DJ Snake e J Balvin. Todos eles de origens completamente diferentes, mas que se encontram como os mais escutados no Spotify. O serviço de streaming virou uma referência no assunto, pois é atualmente o principal meio de escutar música. Além disso, por ser um serviço online com dados, consegue ter uma contagem exata do número de vezes que um artista ou uma música foi reproduzida.

Assim, essa lista com 100 nomes pode ajudar na análise da indústria da música, olhando gêneros e até mesmo estilos. Porém, o olhar aqui é para a origem dos artistas, e os Estados Unidos se destacam. 50% dos nomes são norte-americanos, mas de regiões bem diferentes. Nova York e Atlanta, por exemplo, possuem oito e quatro nomes, respectivamente, na lista. A região da Califórnia possui nove nomes, mas distribuídos em cidades diferentes, por isso nenhuma fica no topo do ranking.

Só que os Estados Unidos não são os únicos que marcam presença. Porto Rico conta com três representantes de peso, inclusive que possuem recordes na plataforma de streaming. Daddy Yankee e Ozuna estão entre os mais escutados de todos os tempos, com reproduções que passam da marca dos bilhões. Eles colocam o país em destaque, assim como J Balvin e Maluma fazem isso por Medellín, uma das principais cidades da Colômbia.

ÂncoraOutros países

A lista feita pela equipe da Betway, site de roleta virtual, ainda aponta celebridades da música que surgem de regiões de outros países. É o caso de Paris, na França, casa do David Guetta e do DJ Snake. Duas referências da música eletrônica mundial, um dos estilos mais populares da Europa, mas que aparece com força no top 100 do Spotify. Londres é a outra representante europeia na lista, com cinco representantes diferentes, e de gêneros completamente diferentes.

Dua Lipa, Adele, 21 Savage, Sam Smith e Elton John são os representantes londrinos, mostrando um curioso encontro de gerações e estilos variados. Isso faz com que o levantamento feito seja interessante para entender como existe espaço para diferentes músicos na indústria. O streaming ajudou nesta globalização, então as pessoas escutam estilos vindos de diferentes locais.

Até mesmo nos Estados Unidos, principais representantes da lista, inclusive com regiões que as pessoas não imaginam. É o caso do Texas, estado que é a casa de Beyoncé, Travis Scott e Selena Gomez, artistas que estão longe do country, musical tradicional da região, e que fazem sucesso com o hip-hop. Ou seja, é curioso como a origem do artista não significa uma tendência de um gênero. No entanto, mostra que algumas regiões podem ser mais ou menos propícias para o mundo da música.

ÂncoraNY se destaca

Ainda nos Estados Unidos, é impossível não exaltar a força de Nova York, uma cidade que não brilha apenas na música, mas também no cinema. A região está no topo do ranking de músicos no Spotify, e também no de artistas premiados. É por lá que estão os mais premiados pelo Oscar, por exemplo. Um detalhe importante da cidade conhecida como o centro econômico do mundo. Ou seja, não falta oportunidade para os artistas se destacarem.

Se olharmos para a música, nomes como A$AP Rocky, Cardi B, Lana Del Rey e Lady Gaga são conhecidos por todos. Os quatro são de NY, e estão na lista dos 100 mais escutados no Spotify. É assim que a região se destaca na cultura, no entretenimento e em todas as áreas em que os artistas podem se destacar.

O levantamento da Betway é uma fonte interessante que mostra como a arte vem de diferentes locais, mas principalmente de regiões que investem para novas oportunidades surgirem.

Compartilhar:

  • Data: 23/03/2023 08:03
  • Alterado: 19/08/2023 12:08
  • Redação
  • Betway









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados