ABC Música

Benito Di Paula e Rodrigo Vellozo apresentam regravação de “Parabéns pra Você”

A faixa é o primeiro single revelado do EP Do Jeito Que a Vida Quer, que chega em outubro

  • Data: 05/07/2023 13:07
  • Alterado: 05/07/2023 13:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Benito Di Paula e Rodrigo Vellozo apresentam regravação de “Parabéns pra Você”

Benito Di Paula e Rodrigo Vellozo

Crédito:Murilo Alvesso

Um retrato geracional da intrínseca relação do samba de Benito Di Paula com o pagode. É dessa forma que o cantor, compositor, pianista e escritor carioca e filho de Benito, Rodrigo Vellozo, resume o mote do próximo EP, intitulado Do Jeito Que a Vida Quer. As vozes da dupla se misturam ao piano de cauda em um clássico do samba romântico dos anos 80, a faixa “Parabéns pra Você”, lançada pelo grupo Fundo de Quintal, em 1985. Agora, uma nova versão é apresentada, desta vez, nas vozes de Benito Di Paula e Rodrigo Vellozo, sendo o primeiro lançamento do próximo EP dos artistas. O single chega às plataformas de streaming de áudio no dia 5 de junho (ouça aqui).

“Tem um lance da inventividade, de uma criação estética. Meu pai implementou novas formas de gravar o som do piano no estúdio, formas de gravar os instrumentos de percussão utilizados em lugares que não são comuns”, afirma Rodrigo Vellozo. O lançamento enaltece as relações entre a obra de Benito e a do grupo musical Fundo de Quintal, com quem o artista acumulou trocas em apresentações ao vivo. “É uma banda muito importante para nossa família, meu pai tem uma relação de anos de admiração e amizade”, completa Rodrigo.

Rodrigo Campos, cantor e compositor com quem a dupla já colaborou nos dois últimos discos, conta sobre a ideia inicial do single “Parabéns pra Você”: “O Benito fala bastante sobre essa instrumentação usada pelo Fundo de Quintal e como ele queria colocar isso em seu som. Então, nessas nossas conversas fomos entendendo a proximidade da obra de Benito com este pagode e daí nasce todo o projeto”. O também produtor ainda enaltece a percepção da influência do repertório do músico no que viria a ser o pagode romântico nos anos 1990 e nos artistas ligados ao universo do samba/pagode que surgiram depois. “O que ele fez, do ponto de vista composicional, foi apropriado pelo pagode nos anos 90, é o que chamamos de samba romântico ou pagode romântico”, complementa Rodrigo.

Em movimentos paralelos, Benito Di Paula e Fundo de Quintal coexistiram entre os anos desde a década de 70, ambos com contribuições marcantes no cancioneiro nacional – seja com suas canções ou inovações técnicas. “Parabéns Pra Você”, por exemplo, foi a primeira música do grupo de samba a contar com a adição de cordas sintetizantes na produção de um arranjo que também tinha baixo e bateria – isso, inclusive, garantiu ao Fundo de Quintal uma presença significativa nas rádios da época. Agora, a nova versão resgata as teclas do piano de cauda junto com as vozes de Benito e Rodrigo para ecoar “Parabéns pra você por tentar me enganar / Me ferir por prazer num capricho vulgar / Me querer por querer, pra depois se negar à decisão / Abusar sem pensar foi demais pro meu coração”.

Nos últimos anos, a carreira de Benito foi enaltecida através dos seus recentes lançamentos em conjunto com o filho: o álbum Infalível Zen (2021), o songbook Benito 80: Novo Samba Sempre Novo (2022) e a turnê nacional “Benito 80”. Agora, o EP Do Jeito Que a Via Quer dá lugar a um novo olhar aos mais de 80 anos de música de Benito. “A gente vai ocupar o lugar do Benito no samba, conforme entendemos isso a partir de algumas músicas de meu pai, alguns sucessos dele. É uma coletânea focada no samba”, finaliza Rodrigo.

Compartilhar:

  • Data: 05/07/2023 01:07
  • Alterado: 05/07/2023 01:07
  • Redação
  • Assessoria









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados