Balanço da Brock – 22/04/2022
Fique por dentro do que acontece nos bastidores da política, eventos, economia, cultura, social e geral
- Data: 22/04/2022 15:04
- Alterado: 22/04/2022 15:04
- Autor: Andréa Brock
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
Raridades
Acontece até domingo na estância turística Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, a 7ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos. Estão expostos 1,7 mil veículos, dos quais 400 foram disponibilizados para venda. O evento retorna após dois anos sem realização por conta da crise sanitária no país.
O encontro traz diversos estilos de carros, desde originais até customizados, e conta com 450 estandes com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos, antiguidades, entre outras atrações.
Além da exposição, o evento traz o 2º Grande Leilão de Veículos Antigos de Água de Lindóia, em parceria com a Circuito de Leilões.
Ética
A deputada estadual Isa Penna (PCdoB) informou ontem que entrará com uma representação no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo contra o também deputado estadual Delegado Olim (PP) para que ele seja afastado do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
O motivo foi uma entrevista para um programa de internet que Olim participou na noite de quarta-feira em que ele teria dito que a deputada teve “sorte” de ter sido assediada sexualmente pelo deputado Fernando Cury (União Brasil) em 2020 durante sessão na Alesp.
“A Isa Penna que… sorte a dela. Ela vai se eleger por causa disso [do assédio que sofreu de Cury]. Sim, ela só fala nisso”, disse Olim a Rogério Vilela, apresentador do Inteligência Ltda.
No programa, Olim ainda afirmou “vai conseguir se reeleger” por conta da repercussão que o caso teve.
Em nota divulgada pela assessoria da parlamentar, ela afirma que também estuda acionar o Ministério Público.
A parlamentar deixou o PSOL e se filiou ao PCdoB e deve concorrer como deputada federal.
Polêmica
O PV de Diadema, através de nota assinada pela ex-deputada estadual, presidente da sigla no município e dirigente nacional, Regina Gonçalves, divulgou um esclarecimento afirmando que o ex-prefeito da cidade, Lauro Michels e sua esposa Caroline Rocha estão filiados ao partido. Na nota o partido diz ter estranhado o episódio envolvendo os filiados ao PRB.
Regina tem divulgado que a ex-primeira-dama de Diadema pode contar com o apoio da sigla caso queira ser candidata a deputada estadual.
Caso aceite o desafio, a ex-primeira-dama será a terceira esposa de prefeitos da região a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas próximas eleições. Em São Bernardo a deputada Carla Morando, esposa do prefeito Orlando Morando, saíra candidata à reeleição. Em Santo André, Ana Carolina Serra, esposa do prefeito Paulo Serra, irá disputar também uma cadeira na Assembleia Legislativa.
No início da semana o Republicanos de Diadema emitiu nota comunicando o cancelamento da filiação do ex-prefeito da cidade Lauro Michels e de sua esposa.
A integra da nota diz: “O presidente municipal do Republicanos Diadema, Gesiel Duarte, e o vereador e líder da bancada do partido, Pastor João Gomes, comunicam que a filiação do ex-prefeito Lauro Michels à agremiação foi cancelada.
Solidariedade
O padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Morador de Rua de São Paulo, um dos nomes mais respeitados na luta por melhores condições de vida e de respeito aos moradores de rua da Capital, publicou um suas redes sociais uma mensagem parabenizando a Prefeitura de Mauá pela lei 5.888 de 12 de abril de 2022, que dispõe sobre a proibição do emprego de técnicas hostis de construção nos espaços públicos destinadas a afastar ou obstaculizar a livre circulação ou permanência de pessoas. A lei, do prefeito Marcelo Oliveira, refere-se especialmente aos seguintes espaços: vãos e pilares de viadutos, passarelas, pontes e áreas adjacentes, calçadas, prédios e praças, além de outros espaços de uso público de circulação.
Padre Júlio Lancellotti tem marcado sua atuação no combate à Aparofobia em São Paulo e até nas outras cidades da região. Aparofobia é o termo usado para classificar a aversão às pessoas pobres.
Em sua página no Instagram, Padre Júlio Lancellotti publica quase diariamente denúncias de cidades com espaços públicos com a construção de espaços que visam afastar a população de ruas de áreas públicas. Em 26 de março o padre denunciou um vão de um viaduto em Santo André.