Balanço da Brock – 18/07/2022
Aqui você encontra diversidade, democracia, política, eventos, economia, cultura, sociedade, miscigenação, bichos e muito mais. Tudo junto e misturado
- Data: 18/07/2022 17:07
- Alterado: 18/07/2022 17:07
- Autor: Andréa Brock
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
Causa animal ganha destaque nos governos do ABC
Três governos municipais do Grande ABC estão com a pauta da causa animal em posição de destaque. São eles: Santo André, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo. Construção de hospital municipal veterinário, feiras de adoção, castração, entre outros, prometem dar aos governos um olhar mais sensível e atento para os animais. A comunidade de proteção animal aguarda esses anúncios há anos, pois as ações pontuais acabam não sendo suficientes para suprir a quantidade de abandono e maus-tratos praticados por maus tutores. Vamos conhecer alguns dos principais anúncios feitos pelos prefeitos municipais.
São Caetano e os pets
O prefeito José Auricchio Júnior anunciou em suas redes sociais os eixos do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal. Segundo o chefe do executivo municipal, o município contará com a criação do Hospital Municipal Veterinário, em parceria com a Universidade São Caetano do Sul, a USCS. Segundo o prefeito, o hospital está sendo construído “graças a uma emenda parlamentar do deputado estadual Thiago Auricchio”, que é filho do prefeito.
Auricchio promete a construção da UBS Animal (Unidade Básica de Saúde) e anuncia que a equipe de Estratégia Saúde da Família contará com um veterinário, além da criação da subsecretaria de Proteção Animal e do Conselho do Bem-Estar Animal.
Auricchio comunica também que o município está com a agenda aberta para a castração de cães e gatos que estão sendo realizadas pelo Castramóvel e divulga o e-mail de contato para os interessados: [email protected]
Santo André e os pets
Em Santo André o prefeito Paulo Serra já anunciou a construção do Hospital Veterinário Público. Em suas redes sociais ele já apresentou o projeto, cuja ideia é estar pronto em breve. A cidade vem realizando diversas ações de educação para o bem-estar animal, bem como feiras de adoção e também a abertura de espaços pets nos parques. No dia 30 de julho, sábado, a cidade terá mais uma edição do Moeda Pet, que acontecerá na frente do Parque Central (rua José Bonifácio, sem número) com previsão de início 9h e término 13h, ou até acabar o estoque de ração. O programa troca um quilo de garrafas PET por um quilo de ração para cães e gatos e acontece em sistema drive-thru. Cada quilo de garrafas plásticas equivale a 36 garrafas de 600 ml, 26 garrafas de 1 litro ou 20 garrafas de 2 litros. É importante salientar que as garrafas devem estar limpas e secas. O material é trocado por um quilo de ração. A ideia do programa, conforme explica o prefeito em suas redes sociais, é melhorar o meio ambiente e ajudar os pets da cidade.
São Bernardo e os pets
Em São Bernardo, quem anunciou nas redes sociais a construção do futuro Hospital Público Veterinário na cidade é a deputada estadual Carla Morando, esposa do prefeito Orlando. É que Carla destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,5 milhão para a construção da unidade. O hospital deverá ser instalado nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses, que fica na avenida Dr. Rudge Ramos, 1740. A deputada anuncia que a unidade será responsável por zerar a fila de espera por castrações na cidade a fim de controlar a população animal, além de realizar consultas e exames dos pets da população de baixa renda, entre outros serviços.
Discurso de campanha
A comunidade protetora de animais reclama que os anos se passam e a pauta da causa animal só entra em cena nos anos eleitorais. De fato os protetores estão cansados de assumir responsabilidades para si em assuntos que muitas vezes deveriam ter ajuda do Poder Público. Mas, os anúncios feitos pelas cidades enchem de esperança a comunidade animal. Se, de fato, esses projetos todos saírem do papel, podemos dizer que teremos uma eleição bem rica em resultados para o bem-estar e a causa animal.