Atos de vandalismo prejudicam iluminação pública de Santo André

Furto de cabos elétricos e outras ocorrências comprometem prestação do serviço em vários pontos da cidade

  • Data: 29/06/2012 22:06
  • Alterado: 29/06/2012 22:06
  • Autor: Fernanda Bertoncini
  • Fonte: SECOM PSA
Atos de vandalismo prejudicam iluminação pública de Santo André

Crédito:

Você está em:

A ação de vândalos tem prejudicado a iluminação pública de Santo André. Apenas no primeiro semestre deste ano, a Prefeitura teve de repor mais de 9 mil metros de cabos elétricos furtados. Praças, viadutos e passarelas são alvos constantes de atitudes criminosas como destruição de postes, luminárias, depredações nos centros de medições, além de ligações clandestinas que comprometem o bom funcionamento do serviço, prejudicando a população.

Nas Avenidas Lauro Muller, na Vila Palmares, Simão Dias, no bairro Valparaíso, e no Viaduto Cassaquera nem mesmo os cabos subterrâneos escaparam da ação de vândalos. A constante retirada de cabos fizeram com que a Administração adotasse a ligação aérea (por meio de postes), dificultando novas ocorrências.

O elevado Luis Meira, bairro Fundação, também sofreu furto de cabos, enquanto o Viaduto Acisa, no Centro, teve seu quadro de iluminação vandalizado. O centro de medição da Passarela XV de Novembro, na região central, teve seu circuito danificado, após tentativa de furto de cabos.

As Praças Seijin Toguchi, no Parque João Ramalho, Padovesi e Joanópolis, no Jardim Alvorada, e Vênus, no Jardim Irene, também tiveram seus circuitos afetados por depredação, furto de cabos e ligações clandestinas. O Departamento de Manutenção e Obras (DMO) já providenciou a reposição dos equipamentos danificados.

Histórico

Em março deste ano, ações sequenciais registradas levaram à suspeita de atos organizados, já notificados às autoridades competentes. Um exemplo de tais ocorrências foi o corte proposital de cabos de energia elétrica, apagando lâmpadas do sistema de iluminação pública na Praça Áurea, cuja academia foi inaugurada em 10 de março e sofreu depreciação por vândalos no dia seguinte.

A Praça Cacilda Becker sofreu os mesmo danos em 11 de março, além do Viaduto Adib Chammas, alvo de depredação em 12 do mesmo mês, conforme consta no Boletim de Ocorrência de N º 897/2012, registrado no 6º D.P. de Santo André, em 19 de março.

Manter os equipamentos conservados é responsabilidade do poder público, que conta com a colaboração de toda a população. Com este pensamento, a prefeitura convida a todos a somarem nas ações preventivas contra o vandalismo. A Prefeitura tem intensificado rondas da Guarda Municipal e ampliado o monitoramento para coibir ações dessa natureza. Mas é fundamental que os munícipes denunciem atitudes criminosas.

Para fazer denúncias, basta ligar à Central de Atendimento da Prefeitura de Santo André por meio dos números 156 ou 4428-1700 e registrar ocorrência.

Compartilhar:

  • Data: 29/06/2012 10:06
  • Alterado:29/06/2012 22:06
  • Autor: Fernanda Bertoncini
  • Fonte: SECOM PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados