Ato unitário das Centrais começa às 14h de sábado

Lula, Dilma, FHC, Boulos, Ciro Gomes, Flavio Dino, presidentes das centrais, Chico Buarque, Elza Soares estarão na live que será transmitida pela TVT É amanhã

  • Data: 30/04/2021 16:04
  • Alterado: 30/04/2021 16:04
  • Autor: Redação
Ato unitário das Centrais começa às 14h de sábado

Crédito:Divulgação

Você está em:

Este é o terceiro 1º de Maio unitário realizado pelas centrais sindicais – o primeiro, presencial, foi em 2019 – e o segundo consecutivo em formato virtual, em respeito ao isolamento necessário ao controle da propagação do Coronavírus. Não é momento de aglomerações, mas sim de preservar vidas. O Brasil já ultrapassa as 400 mil mortes por Covid-19, mas vacinou menos de 31 milhões de brasileiros e brasileiras até agora, número inferior a 15% da população.

A live do 1º de Maio Unitário das Centrais deste ano terá formato diferente do de 2020 (que já foi inédito à época) e duração menor. No ano passado, foram quase seis horas de ato virtual. Neste, a previsão é de três horas de duração. Total de 18 lideranças sindicais – os nove presidentes mais nove mulheres dirigentes – falarão pelas centrais ao longo da live, além do presidente da Contag, Aristides dos Santos.

Os ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) participarão da live. Também estarão no ato, Guilherme Boulos (PSOL), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), Ciro Gomes (PDT), Manuela D’Ávilla (PC do B), Iago Campos, presidente da UNE; João Paulo Rodrigues, da direção nacional do MST e representante da Frente Brasil Popular.

Líderes e presidentes de partidos que apoiam a luta das centrais sindicais pela vacina e auxílio emergencial de R$ 600,00 falarão: o deputado federal Paulinho da Força (presidente nacional do Solidariedade), a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT), os deputados federais Alessandro Molon PSB e Luiz Carlos Motta (PL), deputado federal Baleia Rossi (presidente nacional do MDB), Juliano Medeiros (presidente Nacional do PSOL), Carlos Lupi (presidente nacional do PDT) e Luciana Santos (presidenta Nacional PCdoB).

Os dirigentes: os presidentes das centrais Sérgio Nobre (CUT), Miguel Torres (Força Sindical), Ricardo Patah (UGT), Adilson Araújo (CTB), José Reginaldo Inácio (NCST), Antônio Neto (CSB); Edson Carneiro Índio (Intersindical), Ubiraci Dantas de Oliveira (CGTB) e José Gozze (Pública) discursarão na live a partir de um estúdio.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, ressalta a importância do ato unitário neste momento grave sanitário, resultado de descaso do governo federal, e problemas na economia, como aumento do desemprego e da renda dos trabalhadores. “Estamos na luta por um  auxílio emergencial de 600 reais,  vacina para todos e a retomada da economia”, afirma o líder sindical.

As dirigentes: Carmem Foro, secretária-geral nacional da CUT; Maria Auxiliadora, secretária nacional de Política para mulheres da Força Sindical; Santa Regina, secretária da mulher da UGT; Ivânia Pereira, vice-presidenta nacional da CTB; Sônia Maria Zerino, diretora de Assuntos da Mulher da NCST; Antonieta “Tieta”, secretária nacional da Mulher da CSB; Vivian Queiroz, secretária da mulher da CGTB; Nilza Pereira, secretária de Finanças da Intersindical; Silvia Helena de Alencar, secretária-geral da Pública.

Dezenove entidades sindicais internacionais globais, regionais e de países, como FSM, CSI, e nacionais, como a CNBB, enviaram cartas e mensagens saudando o 1º de Maio Unitário das centrais brasileiras.

A live do 1º de Maio Unitário exibirá vídeo que traz a compilação de imagens mostrando que as centrais buscaram diálogo com o objetivo de preservar a vida e, por isso, se reuniram com parlamentares de diversos partidos, presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado e também com govenadores para dialogar e propor caminhos para o enfrentamento da pandemia, da crise sanitária e econômica.

Compartilhar:

  • Data: 30/04/2021 04:04
  • Alterado: 30/04/2021 04:04
  • Autor: Redação









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados