Arte e solidariedade nas escolas
Projetos focados em bem estar de alunos passam a ser prioridade para ajudar a saúde mental no pós-pandemia
- Data: 16/04/2024 13:04
- Alterado: 16/04/2024 13:04
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
A arte, há muito tempo, tem sido reconhecida como parte essencial da experiência educacional. Quando aliada a solidariedade e a preocupação com o próximo, é capaz de desenvolver habilidades como criatividade, expressão, autoconfiança, disciplina, sensibilidade, comunicação e empatia, essenciais para colaborar com a saúde mental dos alunos. O pós-pandemia mostrou para as escolas a importância de instituir como prioridade ao longo do ano projetos ligados ao bem estar não só dos estudantes, mas de toda a comunidade escolar.
Mais do que disciplinas ou iniciativas solidárias, essas ações que fogem do currículo tradicional ajudam no desenvolvimento dos alunos em toda a sua jornada, especialmente do ponto de vista emocional. O Elite Rede de Ensino, por exemplo, criou o projeto Vernissage aplicado em todas as suas unidades espalhadas pelo país que une trabalhos de arte com solidariedade com ações do Elite do Bem. O primeiro incentiva a criação de trabalhos artísticos, que são apresentados em uma exposição. Depois são leiloados por meio do Elite do bem, que estimula os alunos a realizarem campanhas diversas de arrecadação de alimentos, dinheiro e outros artigos para distribuição a comunidades carentes residentes no entorno das unidades.
Só na última edição do ano passado, o Elite do Bem arrecadou cerca de R$22 mil e aproximadamente quatro toneladas de alimentos. Todas as doações foram destinadas a 44 instituições espalhadas pelo Brasil. Algumas entregues em mãos pelos próprios alunos.
Com o tema “Sonho Grande – 100 anos do Surrealismo”, o Elite organiza a edição de 2024 para acontecer no final do mês de abril até o final de junho. As obras pretendem honrar um movimento que desafiou as normas estabelecidas, inspirando gerações a explorar as profundezas da imaginação e da expressão criativa.
Segundo Gláucia Sobral, coordenadora do segmento Infantil e Anos Iniciais do Elite, desde a sua concepção, o projeto Vernissage tem sido uma plataforma que valoriza não apenas a expressão artística, mas também os inúmeros benefícios que a arte traz para o crescimento pessoal e intelectual. “Além disso, unir ações como a arrecadação de alimentos, dinheiro e outros donativos complementa a celebração da arte e ainda faz uma diferença tangível nas vidas daqueles que mais precisam. O resultado pode ser visto em alunos mais inspirados e motivados e responsáveis vibrantes com a mudança de atitude”, afirma.
Os objetivos pedagógicos delineados para este evento são ambiciosos. Desde a articulação entre percepção, imaginação e reflexão até a celebração da singularidade artística de cada estudante, o Vernissage visa enriquecer não apenas o repertório cultural dos alunos, mas também sua compreensão da importância da expressão artística na sociedade. “Mais do que simplesmente produzir pinturas visualmente impactantes, os alunos são incentivados a refletir sobre seus próprios sonhos e aspirações para um futuro melhor, transmitindo mensagens poderosas sobre a importância de sonhar alto e ser protagonistas de suas próprias histórias. Ao celebrar a arte, a criatividade e a solidariedade, estamos capacitando nossos alunos a se tornarem cidadãos críticos, observadores, engajados e solidários, prontos para enfrentar os desafios do mundo com coragem e imaginação”, finaliza Gláucia.