Apostar em tecnologia de precisão é alternativa para escassez de insumos

Neste cenário que atualmente o agronegócio passa, soluções 4.0 podem ajudar a diminuir a quantidade dos produtos aplicados, evitando o desperdício e reduzindo os custos

  • Data: 08/11/2021 09:11
  • Alterado: 08/11/2021 09:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Piccin Tecnologia Agrícola
Apostar em tecnologia de precisão é alternativa para escassez de insumos

Crédito:Divulgação

Você está em:

O risco iminente de desabastecimento de insumos no agronegócio tem deixado muito produtor preocupado, especialmente com a próxima safra. O cenário em várias partes do Brasil é de atrasos nas entregas e de dificuldades para obter fertilizantes, dessecantes e o herbicida glifosato nas revendas e cooperativas. Além disso, os altos preços dos produtos que estão sendo encontrados também assustam.

De acordo com Marco Gobesso, engenheiro agrônomo e head de marketing da Piccin Tecnologia Agrícola de São Carlos-SP, este cenário é preocupante e deve ser considerado não só no futuro próximo. “Independentemente dos efeitos pontuais da pandemia de Covid-19, outros fatores como geração de energia, capacidade logística e também as políticas ambientais mais restritivas devem ser consideradas como impactantes não só na escassez, mas também no custo dos insumos a longo prazo”, relata.

Uma das situações e iniciativas a serem consideradas pelos produtores é a busca por formulações substitutas as que estão em falta ou muito onerosas. Contudo, independentemente do produto utilizado, a tecnologia hoje é uma boa alternativa para produtores que buscam otimização na utilização de insumos. “Diferente de simplesmente reduzir a quantidade de produto utilizado, a tecnologia embarcada nos equipamentos hoje permite primeiro identificar corretamente a necessidade a se utilizar e depois aplicá-la com precisão, sem desperdícios”, aponta o profissional.

Compartilhar:

  • Data: 08/11/2021 09:11
  • Alterado:08/11/2021 09:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Piccin Tecnologia Agrícola









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados